08 Set. 2014

Ludoteca de Verão em ação de sensibilização com a GNR

No passado dia 4 de Setembro a Ludoteca de Verão, através do Gabinete de Educação do Município de Tondela, contou com a exímia colaboração da Secção de Programas Especiais do Destacamento Territorial de Santa Comba Dão, para a promoção de um conjunto de atividades de sensibilização da população infantil.

A ação teve início com uma visita às instalações do Posto Territorial de Tondela da Guarda Nacional Republicana, onde as cerca de 30 crianças presentes tiveram a oportunidade de contactar diretamente com a realidade da atividade da GNR.
Dentro do edifício, visitaram o balcão de atendimento permanente, as salas de interrogatório, as camaratas, a cozinha, a sala de refeições, a sala de formação e concluíram com uma visita às celas, espaço que gerou algum entusiasmo entre as os mais novos.
Num segundo momento, já no exterior do posto, seguiu-se uma demonstração com dois binómios cinotécnicos com as valências de patrulha/ordem pública e deteção de engenhos explosivos. Obedecendo, cegamente, às ordens dos agentes responsáveis, os dois cães fizeram as delícias dos mais pequenos nos diferentes exercícios executados. Enquanto o primeiro demonstrou a perícia com que localiza um engenho explosivo (desativado), previamente escondido pelo dono, o segundo animal demonstrou a sua capacidade de patrulha e imposição da ordem pública. Seguiu-se um momento de pausa para o lanche, com o rosto das crianças a evidenciar um ar de felicidade e ânsia pelo momento que se seguiria.
No âmbito do projeto “Educar a Pedalar”, as crianças devidamente equipadas, pegaram nas respetivas bicicletas e, acompanhadas por quatro elementos do Pelotão Ciclo do Destacamento de Santa Comba Dão, percorreram várias ruas da Cidade de Tondela, onde puderam aplicar na prática as regras básicas de segurança rodoviária. Foi uma oportunidade única para circularem na via pública com a máxima segurança requerida, enquanto iam acompanhando com rigor as indicações dos agentes em bicicleta.
Depois de uma manhã cheia de emoções, os mais novos não quiseram perder a oportunidade de tirar uma foto em grupo com os agentes da autoridade que, na simplicidade e rigor da sua ação, fizeram desta manhã um momento memorável e uma oportunidade única de sensibilização e aproximação à população infantil.
A decorrer desde o dia 16 de Junho e até ao dia 5 de setembro, esta foi uma das últimas atividades que a Ludoteca de Verão 2014 proporcionou a estas crianças. Ao longo de cerca de três meses, um total de mais de 50 crianças teve a oportunidade de brincar, jogar, desenhar, construir mas sobretudo aprender com atividades lúdico-pedagógicas que lhes permitiram ocupar as férias de verão de uma forma diferente. Foram 12 semanas repletas de atividades ao ar livre, idas à piscina, ao cinema, visitas ao sector empresarial, a museus e a entidades de relevo no panorama do concelho. Foram, certamente, umas férias diferentes para estas crianças que passaram a olhar para o espaço da Biblioteca Municipal de Tondela com outros olhos. Os olhos de quem pode crescer com mais e melhores conhecimentos num espaço que tem para oferecer muito mais que um mero acervo bibliográfico. No rescaldo desta iniciativa, o Município de Tondela, através do seu Gabinete de Educação, agradece a todas as entidades individuais e coletivas que, de uma ou de outra forma, colaboraram com a Ludoteca de Verão 2014.