16 Mar. 2015

“À Conversa com Quintino Aires” encheu por completo a Sala Polivalente da Biblioteca Municipal de Tondela.

O mediático psicólogo Quintino Aires foi o convidado de mais uma edição de “À Conversa com…” realizada no serão da passada sexta-feira, 13 de março. Na plateia, perto de centena e meia de pessoas tornaram a sala multiusos da Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro em Tondela pequena.

Com início marcado para as 21horas, o Prof. Doutor Quintino Aires foi recebido pelo Sr. Presidente do Município de Tondela, Dr. José António Jesus que, ao lado da Dr. Raquel Seabra, responsável pela Educação, fez questão de assistir à conversa com os presentes.
Noite dentro, a conversa prolongou-se por mais de 3 horas, com a curiosidade do público a merecer toda a atenção do convidado. De um lado e de outro os mais curiosos iam colocando questões, solicitando conselhos e opiniões relativamente a situações paradigmátcas.
Quintino Aires, que se mostrou a favor da palmada no rabo - desde que sem violência - e de algum autoritarismo por parte dos pais, como forma de criar filhos educados, lá ia respondendo às diferentes opiniões, destacando que “a psicologia não pode estar assente em diferentes correntes, mas antes na ciência e na investigação científica, validada cientificamente por cientistas”.
No final da sessão, ao receber uma pequena lembrança desta passagem por Tondela, fez questão de experimentar e beber da Cantarinha dos Segredos. Escusado será dizer que a água começou a jorrar mal inclinou esta tradicional peça de barro negro de Molelos. Descoberto o segredo, prometeu repetir a experiência, em direto, no programa das manhãs da TVI, no próximo dia 24 de março.
Antes do seu regresso à capital e já no hall de entrada da Biblioteca, Quintino Aires fez questão de cumprimentar quem dele se abeirava, autografando ainda os livros dos interessados.
Fica o apontamento de uma noite notável, onde a Biblioteca Municipal de Tondela evidenciou a pertinência cultural e sociológica deste espaço no seio do concelho de Tondela.
Brevemente será anunciado o convidado do mês de Abril.