07 Jul. 2015

Cónego com 100 anos de idade apresenta livro sobre a Serra do Caramulo na Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro

Aos 100 anos de idade, o Cónego José Ribeiro dos Santos, apresenta no próximo sábado, dia 11 de julho, na Biblioteca Municipal de Tondela, a partir das 17H00, o seu livro “Monstro Fabuloso Adormecido, acorda, irrompe e urbaniza…”, numa cerimónia que contará com a presença do presidente do Município de Tondela, Dr. José António Gomes Jesus.

Com a chancela da RVJ - Editores a obra resulta da compilação de alguns dos seus manuscritos, estudos, pensamentos, recolhas e ideias sobre a Serra do Caramulo.
Os textos são fruto da sua experiência e vivência, da consulta de documentos vários, nomeadamente atas da operosa Comissão de Iniciativa de Paredes do Guardão e da Sociedade de Propaganda do Caramulo, e também dos testemunhos identificados e recolhidos durante os 60 anos em que o “Monstro fabuloso adormecido” irrompeu e muito urbanizou.
Na elaboração desta obra, José Ribeiro dos Santos teve o apoio do Dr. Luís Costa, presidente do Centro de Estudos e Interpretação da Serra do Caramulo.
O cónego José Ribeiro dos Santos nasceu em Campo de Besteiros, a 14.02.1915. Foi pároco do Guardão durante 56 anos. É membro correspondente da Academia Lusíada de Ciências, Letras e Artes. É um apaixonado pela Serra do Caramulo e um estudioso da sua História e do seu património material e imaterial. Durante anos foi o diretor e único responsável pelo “Jornal Caramulo”.