20 Jun. 2007

Curso de Nadador-Salvador

Decorreu entre 23 de Maio e 19 de Junho, em horário pós-laboral, um Curso de Nadador – Salvador, orientado pelo ISN-Instituto de Socorros a Náufragos e organizado localmente pela Câmara Municipal de Tondela. Trata-se da 3ª iniciativa de Formação, no nosso Concelho, desde 2001. Dado que a Certificação do mesmo se prolonga por um máximo de três anos consecutivos, o Município efectuou uma primeira acção em 2001, uma segunda 3 anos depois (2004), para reciclagem e novos candidatos, e esta última, com o mesmo objectivo da anterior. A Formação teórica e prática decorreu nas instalações da Piscina Municipal de Tondela, tendo havido uma jornada de aplicação de conhecimentos na Praia da Figueira da Foz.

Dos 40 candidatos de vários Concelhos inicialmente inscritos, foram seleccionados 23 para frequência do curso. Durante as acções teóricas e práticas, verificaram-se 4 desistências, por razões diversas, tendo concluído, com aproveitamento, 18 participantes dado que um deles não conseguiu superar a prova teórica (exame final). De referir que estas acções têm um elevado grau de exigência tendo em conta a responsabilidade técnico – profissional da função Nadador – Salvador. Uma palavra de apreço e reconhecimento para os Formadores e Examinadores do ISN – Instituto Socorros a Náufragos, A. Borges e Sargentos, Anjos e J. Pinheiro, pela dedicação e empenho em todo o processo. O ISN – Instituto Socorros a Náufragos e o Município de Tondela proporcionaram, desta forma, mais um serviço público fundamental para que as nossas populações possam usufruir dos espaços aquáticos com mais segurança. Aos novos Nadadores – Salvadores desejamos um bom desempenho, apesar de todos querermos que a sua intervenção não venha a ser necessária!