13 Jul. 2015

Município de Tondela mantém prioridade na educação, mesmo em tempo de férias

Numa aposta clara em promover, junto dos mais novos, umas férias diferentes, nas últimas duas semanas a Ludoteca de Verão do Município de Tondela levou as crianças inscritas a uma sessão de iniciação à prática do golfe. O mesmo grupo teve ainda a oportunidade de visitar o Centro de Estudos e Interpretação da Serra do Caramulo - CEISCaramulo e as diferentes valências dos Bombeiros Voluntários de Santa Comba Dão.

No passado dia 2 de julho, numa colaboração com o Golfe Montebelo, a Ludoteca de Verão visitou o campo de Farminhão, onde os mais novos tiveram um primeiro contacto com esta modalidade. Recordamos que, a propósito desta prática, o próprio município tem uma parceria recentemente assinada, que permitirá a algumas turmas do 1º ciclo experimentarem esta modalidade no âmbito das atividades de enriquecimento curricular, já no próximo ano letivo.
No dia 7 de julho, a ludoteca deslocou-se à serra do Caramulo, onde teve a oportunidade de visitar algum do trabalho que tem feito parte do plano de atividades do CEISCaramulo. Num primeiro momento, o grupo deslocou-se ao Posto de Observação da Natureza, sediado na antiga escola básica dos Jueus. De seguida, rumou em direção à “Escola dos Nossos Avós”, um projeto implementado na antiga escola básica do Guardão, que pretende preservar um espaço para exposição do espólio relativo à escola primária do Estado Novo. Estas crianças, na sua maioria habituadas a um centro escolar moderno, com uma edificação bem diferente daquela, puderam ficar a conhecer melhor o formato da escola que os seus pais e avós frequentaram em tempos idos.
Quase a terminar a semana, depois de em outros momentos terem visitado os Bombeiros de Tondela, na quinta-feira dia 9 de Julho, foi a vez de visitarem os Bombeiros Voluntários de Santa Comba Dão e as suas diferentes valências. Recebidos pelo Comando, as crianças tiveram direito a uma visita geral ao quartel, onde lhes foi explicado a utilização dos diferentes veículos e equipamentos de socorro. Seguiu-se uma visita aos animais, numa verdadeira ingressão ao zoológico com cabras, lamas, póneis, veados, avestruzes, porcos da índia, aves exóticas, galos, galinhas, patos e pavões.
E porque nem tudo foram visitas e passeios, pelo meio os técnicos responsáveis por estas crianças proporcionaram-lhes momentos salutares de alguma prática desportiva, tanto no ginásio do pavilhão municipal, como no relvado do parque urbano da cidade ou, ainda, nas águas da piscina municipal e alguma prática lúdico-pedagógica promovida na Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro em Tondela.

Gabinete de Educação