17 Nov. 2015

Movimento Associativo de Tondela marca forte presença no 14º ENAJ – Encontro Nacional de Associações Juvenis em Albufeira

Albufeira foi palco do maior evento nacional do associativismo juvenil nos passados dias 14 e 15 de novembro. Cerca de 1000 jovens rumaram ao Pavilhão Desportivo de Albufeira para refletir sobre várias temáticas relacionadas com a Juventude.

Tondela esteve representada com 40 dirigentes associativos de diversas instituições (CCRD Santiago de Besteiros, ADCR São João do Monte, Moto Clube U’Zibbes, AFERT Tourigo, ACDR de Litrela) e Pedro Adão, vereador da Cultura e Juventude do Município de Tondela, marcou presença a acompanhar os trabalhos e contribuindo com importantes orientações para a definição das Políticas de Juventude em Portugal.
O ENAJ – Encontro Nacional de Associações Juvenis – é, sem dúvida, um momento de referência para o setor da Juventude e um instrumento decisivo na afirmação da voz do tecido associativo juvenil. Durante dois dias os jovens dirigentes associativos tiveram a oportunidade de refletir e exprimir-se, contactar com novas experiências, consolidar a importância do associativismo juvenil em prol do desenvolvimento de uma sociedade portuguesa mais justa e mais desenvolvida.
Paralelamente aos momentos de trabalho e reflexão decorreu um conjunto de atividades entre as quais se destacou um espaço de expositores (mostra associativa), multimédia, internet, jogos de damas humanos, mostra gastronómica das diferentes regiões do país, cartão jovem, insufláveis, carrinha da igualdade, carrinha projeto rede desportiva local. Pelo palco do certame passaram diversas iniciativas protagonizadas por associações de vários pontos do país.
Foi também apresentado o livro “Jovens e a Política” de José Miguel Bettencourt com prefácio de Marcelo Rebelo de Sousa, nota de apresentação de Mota Amaral e posfácio de Jaime Gama, reunindo dez depoimentos inéditos de personalidades políticas e pensadores da política e de novas gerações – Adriano Moreira, João Carlos Espada, João dias da Silva, Luís Campos e Cunha, Miguel Morgado, Mota Amaral, Paulo Almeida Sande, Paulo Teixeira Pinto, Pedro Magalhães e Rui Oliveira e Costa.
Também de Tondela marcou presença um projeto em desenvolvimento no Tondela+10 - a Akinegócio, Comunicação & Marketing - que esteve representada pelo CEO e fundador - Ricardo Figueiredo - ao lado da FAJUVIS. Segundo Ricardo Figueiredo: «foi uma oportunidade de networking muito importante, sobretudo para o aperfeiçoamento dos serviços que estão a ser pensados pela marca para satisfazer necessidades específicas e colmatar lacunas sentidas pelo movimento associativo».
Segundo Pedro Adão, o trabalho que o Município tem vindo a fazer em prol do movimento associativo com destaque para o recém-criado Gabinete do Associativismo e Juventude, a participação ativa dos jovens nas novas políticas de juventude no Conselho Municipal de Juventude e em ações como o ENAJ, prova que Tondela está no caminho certo para acompanhar e estar na linha da frente no que diz respeito à definição e implementação de políticas de Juventude.