01 Dez. 2015

Tondela comemora o 28º aniversário de elevação a cidade

No próximo dia 18 de dezembro celebrar-se-á o XXVIII aniversário de elevação de Tondela a cidade. Associada a esta efeméride irá também decorrer o encerramento das comemorações dos 500 anos de atribuição do Foral de Besteiros.

No presente ano, a comemoração desta data será marcada por um programa que abrange também o dia 17 de dezembro, durante o qual estará em Tondela, pela primeira vez, um comboio turístico que transportará as crianças do 1º ciclo e jardins de Infância de Tondela num passeio pela cidade e visita ao património cultural. O comboio estará, também, aberto a todos os que nele quiserem “ viajar”.
No dia 18 de dezembro, e a partir das 15 horas, haverá animação de rua pelo grupo Cornalusa, que brindará a população com 5 espetáculos de música quinhentista, em diversos locais da nossa cidade, relembrando os sons e a expressão artística desta época áurea da história de Portugal.
A sessão de abertura da cerimónia evocativa da comemoração do XXVIII aniversário de elevação de Tondela a cidade terá lugar no Auditório Municipal de Tondela às 18h30m e será presidida pelo Presidente do Município, Dr. José António Jesus.
Seguidamente, terá lugar a atribuição dos prémios do concurso de fotografia “500 Anos… 500 Marcas”, ação integrada no programa de comemoração do cinquentenário da atribuição do Foral de Besteiros.
O encerramento desta sessão evocativa está a cargo da Casa do Povo de Tondela, que apresentarão um recital de violino e piano, momento que encerrará de forma memorável a comemoração deste dia de relevante significado para a cidade, mas também para o concelho de Tondela.