02 Dez. 2015

Qual o papel dos munícipes no sistema de Tratamento de Esgoto?

As redes de recolha e drenagem de esgotos estão dimensionadas para conduzir às estações de tratamento de águas residuais - ETAR - apenas o esgoto doméstico resultante do uso normal da rede predial.
O esgoto é a água que já foi usada, e por isso, sofreu alguma alteração das suas características naturais. O esgoto pode ser produzido em casa, no comércio ou na indústria. Numa rede predial, o esgoto é a água que foi usada para lavar roupa ou louça, no banho, na descarga da sanita ou no lava-louça.
Quais os cuidados que devemos ter com a rede de esgotos?
O esgoto não é lixo, assim, para todo o sistema funcionar corretamente, os utilizadores das referidas redes não podem colocar nas mesmas: toalhetes, pensos higiénicos, fraldas descartáveis, panos, desperdício, plásticos, cotonetes, palitos, restos de comida, óleo alimentar, etc.
A introdução na rede de esgotos deste tipo de materiais, com a sua acumulação, como atestam as fotografias e o vídeo que partilhamos, irão provocar obstruções na rede, ocasionalmente extravasamento, encravamento dos equipamentos eletromecânicos das ETAR e consequente ineficiência e ineficácia do tratamento, o qual descarrega no meio hídrico.
Neste sentido, e apesar dos consideráveis investimentos que estão a ser realizados ou concluídos para a requalificação do sistema de drenagem e tratamento, nada substitui a boa utilização destes sistemas ou das redes, com a inevitável e imprescindível formação pedagógica, onde deverá prevalecer a importância das consequências ambientais que estarão sempre em causa quando não tivermos uma utilização devida.
Repense a utilização que dá à sua rede predial!
Exerça uma cidadania consciente.