30 Dez. 2015

Donos responsáveis e animais felizes

Todos os anos em Portugal são abandonados milhares de animais de estimação. O concelho de Tondela não é exeção, onde esta situação tem-se vindo a agravar de ano para ano.

As argumentações para tão bárbaro ato que nos envergonha enquanto seres “humanos” são diversas e por vezes justificadas pelo reflexo da crise, no entanto, muitos utilizam esta desculpa para se “livrarem da maneira mais fácil” dos seus animais de companhia.
Portugal tem desde outubro de 2014 uma Lei que criminaliza os maus tratos e o abandono de animais. No entanto, apesar disso, os maus tratos e o abandono subsiste e as entradas nos centros de recolha oficiais de animais (CROA)/canis municipais aumentam a cada ano.
Os animais de companhia foram domesticados pelo homem para seu proveito, e por conseguinte, não conseguem viver em estado selvagem. Quando são vítimas da crueldade do abandono pelos seus donos muitos deles “desistem de viver”: lutam entre si, deixam de comer e ficam doentes.
A consciencialização para o dever de proteger os animais de companhia é uma obrigação de todos nós. O respeito pelos animais é um dos pilares da educação cívica e democrática do ser humano. Uma sociedade mais amiga dos animais e da natureza é sem dúvida uma sociedade mais “moderna” na verdadeira ascenção da palavra.
No CROA de Tondela, situado no espaço do Estaleiro Municipal, residem canídeos extremamente afetuosos e sociáveis que foram vítimas de abandono e que aguardam adoção responsável.
A Câmara Municipal oferece a identificação electrónica, a vacina da raiva e a esterilização dos animais adotados no CROA de Tondela.
Para 2016 pedimos um desejo... Donos responsáveis e animais felizes.
Conheça os animais disponíveis para adoção.