06 Jun. 2017

O Dia da Criança comemorado com os amigos animais do Canil Municipal

No dia 01 de junho, foram realizadas pelos serviços de Coordenação e Controlo Higio-Sanitário duas atividades junto dos mais novos no intuito de os sensibilizar para o dever de proteger os animais de companhia.

Pela manhã estes serviços dirigiram-se ao Jardim de Infância da Lajeosa do Dão, acompanhados da cadelinha Lili e da parte da tarde receberam a visita das crianças do Jardim de Infância do Botulho nas instalações do Canil Municipal.
Estas ações visam alertar as crianças para a problemática do abandono de animais de companhia e alertá-los para o facto de os animais, assim como nós, terem direitos constituídos que devem ser respeitados e protegidos. Esta responsabilidade deve ser transmitida às crianças no sentido de se criarem alicerces para uma sociedade que se quer  de princípios e capaz de se mobilizar e indignar quando estes princípios não são respeitados.
Entre inúmeros outros conselhos, apelou-se à posse responsável de um animal até ao fim da sua longevidade natural.
Para se ser um dono responsável é necessário, ter condições financeiras (vacinas, desparasitação, esterilização, alimentação…), espaço (um cachorro cresce, precisa de espaço para correr…), tempo e disponibilidade (se queremos ter um cão equilibrado, temos que o socializar…).

Em suma, ter um animal de companhia não é para todos, apenas se deve adotar ou comprar um animal se tivermos a certeza que temos condições para tal. Adotar ou comprar para depois abandonar é considerado crime.

Estas ações tiveram o apoio da Bayer Portugal Lda. que ofereceu os kits Escola.