09 Fev. 2018

Presidente da Câmara de Tondela reuniu com juntas de freguesia

O presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus, reuniu ao final do dia de ontem, dia 07 de fevereiro, com os presidentes das juntas e uniões de freguesia do concelho, a quem deu conta do número de processos que concorreram ao Programa de Apoio à Reconstrução de Habitação Permanente.

Das 223 primeiras habitações atingidas nos incêndios de outubro do ano passado, foram entregues na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR-C) 174 processos, o que demostra que o Município de Tondela teve uma das melhores, ou mesmo a melhor, taxa de execução neste campo.
De fora ficaram casos que tiveram outras soluções, nomeadamente com a ativação de seguros, mas também algumas situações que ficaram sem enquadramento, de acordo com a legislação que regulamenta a instrução dos processos, ora porque eram emigrantes com moradas fiscais no estrangeiro, ora porque eram idosos a residir em lares ou simplesmente porque não provaram que era habitação própria e permanente.
“Dos 37 municípios com casas ardidas, Tondela vai ser o primeiro a lançar empreitada de reconstrução das habitações permanentes. Foi um trabalho árduo, profundo e bem-sucedido”, realçou José António Jesus.
O presidente da Câmara apontou ainda que nunca o Município de Tondela teve uma operação desta dimensão e grandeza.
A reunião serviu ainda para aludir ao Plano Nacional da Defesa da Floresta contra Incêndios e às medidas de gestão das faixas de combustíveis, sensibilizando os presidentes de juntas e uniões de freguesia para a necessidade de se garantirem perímetros envolventes às populações, bem como para auxiliarem os serviços dos GIPS e fiscalizações, na identificação de proprietários que não garantam a limpeza nos locais obrigatórios.