10 maio 2018

Molelos acolhe Feira Antiga e Soenga a 19 e 20 de maio

O Município de Tondela, em colaboração com a Junta de Freguesia de Molelos, está a preparar a Feira Antiga e Soenga, para os dias 19 e 20 de maio. Estes eventos terão lugar no Alto das Raposeiras, em Molelos.

Depois de ter relançado no ano passado a Soenga, o Município de Tondela entendeu juntar esta iniciativa à Feira Antiga, “de forma a dar-lhe escala”.
A soenga é o método tradicional de cozer louça de barro negro, que nos dias de hoje praticamente já não se usa. Atualmente, os oleiros substituíram esta prática pela cozedura das peças em modernos fornos a lenha ou a gás.
Esta é a oportunidade de assistir a um dos métodos mais antigos de cozer cerâmica, iniciando-se o processo por volta das 14:00 do dia 19 de maio, altura em que arranca também a Feira Antiga. A desenforma das peças terá lugar à mesma hora do dia seguinte.
O evento junta oleiros do concelho de Tondela e propõe vários workshops, exposições, feira de artesanato, onde não faltará gastronomia e animação, a cargo do Grupo de Cavaquinhos de Castelões, Rancho Folclórico Infantil "Velhos Costumes de Molelos", Grupo de Cavaquinhos de Nandufe, Grupo de Cavaquinhos de Vilar de Besteiros e do Rancho Folclórico “As Cantarinhas de Molelos”.