23 maio 2018

Soenga juntou todos os oleiros do concelho

O Município de Tondela, em colaboração com a Junta de Freguesia de Molelos, decidiu replicar o método mais antigo de cozer louça de barro negro - a soenga - nos dias 19 e 20 de maio.

O evento decorreu no Alto das Raposeiras, em Molelos, e juntou todos os oleiros do concelho de Tondela.
Os oleiros - António Marques, António Simões, Carlos Lima, José Lourosa, Luís Lourosa, Maria Fernanda Marques e Xana Monteiro – deram início aos trabalhos, na tarde do último sábado, tendo a desenforma das peças acontecido no dia seguinte.
Deste processo milenar resultaram cerca de 200 peças de barro negro, que acabaram por ser vendidas ao público presente.
A soenga é o método tradicional de cozer louça de barro negro, que nos dias de hoje praticamente já não se usa. Atualmente, os oleiros substituíram esta prática pela cozedura das peças em modernos fornos a lenha e a gás.
Esta iniciativa decorreu enquadrada na Feira Antiga, que contou também com o apoio do movimento associativo.