13 Jun. 2018

Entrega de Prémios dos Jogos Florais e Prémio Jovem Revelação

A Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro acolheu a 14.ª edição dos Jogos Florais do Concelho de Tondela e a 12.ª edição dos Prémios Jovem Revelação, tendo a sessão de entrega de prémios ocorrido no passado dia 09 de junho.

A cerimónia foi presidida pela vereadora da Educação e da Ação Social da Câmara Municipal de Tondela, Sofia Ferreira, que tinha a ladeá-la, na mesa de honra, os diretores dos Agrupamentos de Escolas de Tondela, Júlio Valente e Helena Gonçalves, para além de quatro dos cinco membros do júri, constituído pela poetisa Filipa Duarte e pelos professores António Nunes, Dulce Coimbra, Lina Loureiro e Leonor Porfírio. Marcaram ainda presença a vereadora do Município de Tondela, Carla Antunes; concorrentes de ambos os concursos, professores, pais e acompanhantes.
Na sua intervenção, a vereadora Sofia Ferreira realçou a importância da realização destes concursos, incentivando à participação de cada vez mais alunos.
Durante a cerimónia, Rosário Soutinho e António Nunes interpretaram o tema “Dedicatória”, de Manuel Freire; e Filipa Duarte homenageou Camões, com o soneto “Já tempo foi que os meus olhos folgavam”.
Relativamente ao Prémio Jovem Revelação foram premiados: “A Fada Esperança” de Margarida dos Santos Amaral, “O chão” de Augusta Carvalho Teixeira, “Terra do Nunca” de Maria dos Santos Gonçalves e “Prisioneiro” de David Costa e Silva.
Quanto aos Jogos Florais, os trabalhos distinguidos este ano, foram, por modalidade:

• Quadra Popular ou Quadras Populares:
1º Prémio - “Ao Correr da pena” de Augusto Manuel Molarinho de Andrade
2º Prémio – “Retratos em quadra(dos)” de Paulo Pereira Viegas
3º Prémio – “Quadra” de Fernanda Lobo das Neves

• Poema Livre:
1º Prémio – “Aqui” de José Nogueira Pardal
2º Prémio – “Fatos, de facto resistentes” de Isabel Catarina Martins
3º Prémio – “A Pena de Álvaro de Campos” de Helena Isabel Nunes Pinto

• Soneto:
1º Prémio – “Vieste de tão longe” de Renato Manuel Bravo Valadeiro
2º Prémio – “Dias de Natal” de José Nogueira Pardal
3º Prémio – “O Professor” de Ernesto Lopes Nunes

Aos autores premiados nos Jogos Florais foram entregues um medalhão e um livro. Todos os concorrentes receberam certificados de participação.