09 Jul. 2018

Tondela celebrou vinhos brancos da Região Demarcada do Dão

Os melhores vinhos brancos da Região Demarcada do Dão marcaram presença, no último sábado, dia 07 de julho, na terceira edição do "Tondela Brancos Dão".

De acordo com o presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus, este é um evento que vem reforçar a centralidade de Tondela na produção de vinhos brancos.
“Esta é uma zona de excelência para os brancos e, nesta última década, tem-se registado um incremento muito forte, com excelentes produtos e mais produtores”, destacou.
Depois das primeiras edições terem decorrido nas imediações do Mercado Velho, o palco escolhido para este ano foi o Parque Urbano de Tondela (segunda fase do Parque Urbano), onde foi montada uma tenda gigante e criado um espaço dedicado à restauração, estando representados o restaurante Três Pipos e o restaurante ACERT Sabores & Cultura.
O evento contou com 14 produtores de vinho branco e seis de vinhos verdes, já que este ano foi convidada a Região Demarcada dos Vinhos Verdes.
Um dos momentos altos foi a prova comentada, com os enólogos Carlos Silva e Anselmo Mendes.
Ao longo do dia, os presentes puderam degustar várias iguarias do “Sr. Bacalhau” e assistir a showcookings’ com o Chef Diogo Rocha e com o Chef Manuel Figueira.
A música também marcou presença com Marta Garret Trio (jazz) e o DJ Residente + Plus.
O "Tondela Brancos Dão" é um evento organizado pela Câmara Municipal de Tondela, em parceria com a Comissão Vitivinícola Regional do Dão (CVRD), contando este ano com o apoio da ViniPortugal.
É dedicado à promoção e divulgação dos vinhos brancos, um produto de excelência da Região do Dão, com um paladar único, fruto de caraterísticas endógenas diferenciadas.