24 Ago. 2018

FESTIVAL DA JUVENTUDE E FEIRA ANUAL DO TOURIGO

Decorreu com um enorme sucesso, entre os dias 17 e 18 de agosto, aquele que começa a ser já uma referência entre os festivais de verão no concelho de Tondela: o Festival da Juventude do Tourigo.

A organização está a cargo da Associação Juvenil AFERT, que este ano trouxe até ao concelho de Tondela duas artistas de renome no mundo da música popular portuguesa: Rebeca e Mónica Sintra.
Promovido, essencialmente, por jovens, este Festival conta com um programa que, embora pensado pelos mais novos, tem a preocupação de ir ao encontro dos diferentes gostos musicais. Só por isso se explica a mistura da música popular com o pop rock e a música electrónica na mesma noite.

REBECA atua no primeiro dia
Ao palco principal, subiram, logo na sexta-feira 17 de agosto, o Grupo CRF da vizinha localidade de Mortágua e ainda a mediática artista Rebeca. Noite dentro, no espaço eletrónico, o Dj Rumble passou música mais ritmada para os mais jovens.

“Eu e a Vida”, livro de Rebeca, estreia no Tourigo
Esta foi a noite em que Rebeca fez o lançamento da sua autobiografia “Eu e a Vida”, que se encontrou à venda, pela primeira vez, no recinto. No final do concerto, e já depois de relembrar os dois cancros que ultrapassou e a vida difícil que teve com as sessões de quimioterapia nos últimos tempos, fez questão de tirar a peruca e com o seu cabelo natural, deslocar-se à zona de autógrafos para uma dedicatória e dois beijinhos a todo o público interessado.

Mónica Sintra no segundo dia do festival
O segundo dia do festival contou com a atuação da banda SENSE, que apresentou um reportório bastante completo, capaz de deixar todo o público em êxtase na pista de dança. Mónica Sintra subiu ao palco pelas 00h00 e foi a grande atração da noite. Acompanhada pelas suas bailarinas e dona de uma voz invejável, Mónica Sintra apresentou os seus sucessos mais conhecidos e antigos, embora com nova roupagem, ao mesmo tempo que interpretou alguns temas com ritmos mais recentes, que não deixou ninguém indiferente. Entre aplausos e muita euforia, a noite foi-se passando até às 03h00, altura em que a dupla de Djs Louie Z e Mig eL deram cor e vida à pista electrónica! A noite viria a terminar já bem próximo do nascer do dia.
Na edição 2018 e a contar com a maior afluência, o recinto do Festival cresceu, relativamente à edição anterior. Este facto deveu-se, ainda, ao aumento do número de expositores na feira que decorreu em paralelo. Para além dos tradicionais comes e bebes, estiveram presentes cerca de duas dezenas de expositores, entre artesãos e empresários de vários ramos, animação para crianças (insufláveis, algodão doce, pipocas, ...) e alguns tratores e máquinas agrícolas para venda.

Feira Anual no domingo
Reservado para domingo estava a já habitual Feira Anual. Dado que este ano, após convite da Junta de Freguesia não houve entidades ou feirantes a mostrarem interesse em marcar presença na Feira Anual, a AFERT decidiu colocar mãos à obra e assegurar, por conta própria, a realização da feira. Um esforço acrescido, que terá implicações financeiras no orçamento da AFERT mas que, certamente, valerá a pena pelo simples objetivo de não deixar desaparecer mais uma iniciativa da nossa terra.
O dia teve início logo pelas 09h00 com a celebração, no recinto, da eucarística ministrada pelo reverendíssimo pároco Alcides Vilarinho e muito bem acompanhada pelo grupo coral do Tourigo. Seguiu-se a abertura dos espaços dos expositores, com mais algumas pessoas da localidade a juntarem-se à feira. Antigamente, este era um espaço onde, anualmente, se negociava o gado, as frutas e legumes da horta, o vinho da Touriga Nacional e muitos outros bens. Hoje, a recreação deste evento tem um valor essencialmente simbólico, mas que procura não deixar cair no esquecimento as tradições mais ancestrais.
Já no período da tarde, a AFERT recebeu no Tourigo dois grupos alentejanos convidados: Grupo de Cante Alentejano “Os Rurais” de Figueira dos Cavaleiros e Grupo de Cante Alentejano “As Margaridas de Maio”, de Santa Bárbara do Sado. Depois de um almoço convívio, os grupos subiram ao palco da Zona de Lazer, apresentado aquele que é um dos nossos bens mais preciosos e faz parte do Património Cultural Imaterial da Humanidade - o Cante Alentejano.
Por esta altura, o recinto contava já com a presença do Sr. Presidente do Município de Tondela, Dr. José António de Jesus, acompanhado pelo Vereador da Cultura, Sr. Miguel Torres e pelo Presidente da Junta de Freguesia, Sr. José Hélder Viegas.
Após as atuações dos grupos alentejanos os autarcas, acompanhados pelo presidente da AFERT, Márcio Santos, foram convidados a subir ao palco para entregar as medalhas e troféus aos participantes da AFERT nos Jogos Desportivos do Concelho de Tondela.
Nesse contexto, aproveitaram a fazer um balanço dos três dias. Nas breves palavras proferidas à plateia, a opinião foi unânime relativamente ao impacto que uma associação como a AFERT pode ter na comunidade local. Os autarcas não pouparam elogios, salientando a importância destas iniciativas e deixando claro que têm todo o gosto em colaborar com os meios possíveis.
Já o presidente da AFERT, em jeito de encerramento, aproveitou a agradecer a todas as pessoas envolvidas na organização, sem as quais seria impossível garantir o sucesso de um evento desta natureza. Destacou o crescimento que o Festival da Juventude tem vindo a assumir de ano para ano, com números records de participantes. Lembrou que o sucesso desta iniciativa se deve, por um lado, ao número crescente de expositores que fazem questão de marcar presença e, por outro lado, ao importante apoio que é dado pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, pela Câmara Municipal de Tondela e pela Junta de Freguesia de Barreiro de Besteiros e Tourigo.