27 Ago. 2018

Muita música, gastronomia e cerca de 170 expositores na FICTON 2018

A grande montra das potencialidades económicas do concelho de Tondela – a FICTON - arranca no próximo dia 07 de setembro, com a Festa do Frango, prolongando-se até ao feriado municipal, que se assinala a 16 de setembro.

Durante a conferência de imprensa de apresentação da FICTON, o presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus, destacou a importância daquele que é o maior evento do concelho, para o concelho e para toda a região.
Ao longo de 10 dias, a feira industrial e comercial do concelho de Tondela promete atrair visitantes de toda a região, aliciados pela qualidade do cartaz musical, gastronomia e pela presença perto de 170 expositores de diferentes setores.
Tendo em conta o sucesso das últimas edições, estima-se que passem pela FICTON cerca de 100 mil visitantes.
O maior evento cultural e económico promovido pelo Município, que assinala este ano a sua 26.ª edição, aposta num programa musical recheado de talentos e animação permanente, onde não faltarão eventos desportivos e culturais.
O recinto da Feira contará com as tradicionais "Tasquinhas", dinamizadas pelo movimento associativo, no sentido de promover a nossa gastronomia. Em paralelo, teremos as exposições das diferentes estruturas socioeconómicas, que estarão dentro e fora do Pavilhão Municipal.
Será ainda dado um grande enfoque aos produtos locais, nomeadamente ao artesanato e à produção agroalimentar, entre outros.
Ao longo dos 10 dias, a música terá lugar de destaque, subindo ao palco David Carreira a 07 de setembro, Calema a 08, The Gift a 09, Banda Lusa a 10, Os Nova a 11, Emanuel a 14, Agir a 15 e David Antunes a 16.
Destaque ainda para o espetáculo Oitentamente – banda de tributo anos 80 a 13 de setembro, dividindo-se pelos restantes dias a atuação de vários grupos do concelho.
A programação da FICTON inclui também um dia dedicado a juventude e outro às freguesias, para além de se associar aos aniversários dos Bombeiros Voluntários de Tondela e da Associação Nacional dos Combatentes do Ultramar.
A sessão de entrega de prémios aos melhores alunos das escolas do concelho ficou guardada para o dia 11, enquanto que a caminhada Labesfal-Fresenius Kabi está agendada 09 de setembro.
No último dia da FICTON, em que se assinala o Dia do Município, terá lugar a entrega dos galardões municipais.
Este ano três dos 10 dias terão entrada paga (dia 09, 14 e 15 de setembro), com valor de dois euros/dia.
“As receitas desta entrada simbólica reverterão para a conta solidária, de forma a poder dar resposta, em termos de habitação, a quem não se enquadrou no PARHP (Programa de Apoio à Reconstrução de Habitação Permanente), por não reunir condições, apesar dos incêndios terem atingido a sua habitação permanente”, referiu José António Jesus.