11 Set. 2018

26ª Edição da FICTON arrancou com casa cheia

A grande montra das potencialidades económicas do concelho de Tondela – a FICTON - arrancou no dia 07 de setembro, com a realização da Festa do Frango.

Na cerimónia de abertura deste evento de 10 dias, o presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus, aproveitou para deixar uma palavra de agradecimento aos  mais de 170 expositores presentes neste certame, realçando o papel de todos os empresários que investem no concelho, assim com aos que compõem os tecidos comercial e associativo.
“É bom que saibamos que, ao invés de concessionarmos os espaços de restauração e os bares, cujas receitas poderiam representar pelo menos 1/3 do investimento da FICTON, entendemos que, ao permitirmos que estas instituições explorem a gestão desses espaços, lhes estamos a dar um apoio imprescindível para a sua atividade”, sublinhou.
Ao longo da sua intervenção, o autarca apontou que a Ficton, o maior evento do concelho, tem também uma dinâmica solidária,  com entradas pagas a dois euros em três dos dez dias, para apoiar algumas das vítimas dos incêndios.
“Este ano será assim, mas não nos custa admitir que noutras edições possa continuar a ter um modelo idêntico para outros fins sociais ou de suporte a outros investimentos”, referiu.
José António Jesus  aludiu também à tragédia dos incêndios de outubro do ano passado, que atingiram duramente o concelho de Tondela, já que foi onde mais famílias ficaram sem a primeira habitação. Os incêndios provocaram também duas vítimas mortais diretas e uma indireta.
“Esta celebração da FICTON também é um momento de homenagem a todos. A quem partiu. A quem ficou.  A quem lutou e a quem venceu! Sempre o disse: ninguém ficará sem a sua primeira habitação. Desde que se demonstre que, à data, aí residia”, frisou.
Na cerimónia de abertura da FICTON, que se prolonga até dia 16 de setembro, marcou presença o presidente do Turismo do Centro de Portugal, Pedro Machado, e o vogal do conselho executivo do PO Centro 2020, Jorge Brandão.