11 Set. 2018

Voluntários reabilitam casas atingidas pelos incêndios de 2017

Já começaram, em Tondela, as obras de reabilitação de habitações afetadas pelos incêndios de 2017.

Estas obras de reabilitação ocorrem ao abrigo do protocolo de cooperação assinado em junho, entre a Fundação Amélia de Mello, a José de Mello Saúde, as autarquias de Tondela e Santa Comba Dão e a Associação Just a Change.
Este protocolo visa apoiar famílias nas zonas afetadas pelos incêndios de 2017, em situação de vulnerabilidade social, dos concelhos referidos, através da recuperação interior e exterior das suas habitações e anexos agrícolas.
Estas famílias foram identificadas pelas autarquias envolvidas por não terem sido incluídas nos apoios públicos concedidos e por não terem capacidade para adquirir ou recuperar as suas habitações.
A conclusão da intervenção está prevista para o final do mês de setembro e, no total,  serão recuperadas 12 casas (duas construídas de raíz e 10 reabilitadas) e quatro anexos agrícolas.
No final do ano passado, a José de Mello Saúde e a Fundação Amélia de Mello juntaram-se com o objetivo de auxiliar as vítimas dos incêndios que deflagraram em outubro, na zona centro de Portugal, através da criação de uma conta solidária para a qual contribuíram os colaboradores da José de Mello Saúde e a própria organização.
Durante todo o mês de setembro, colaboradores da Jośe de Mello Saúde de todo o país, incluindo do Hospital CUF Viseu, estarão em Tondela e Santa Comba Dão para trabalhar, enquanto voluntários, na recuperação das habitações. Os colaboradores da José de Mello Saúde juntam-se aos estudantes universitários voluntários da Just a Change, uma associação sem fins lucrativos que tem como missão reabilitar habitações de pessoas carenciadas.
As Câmaras Municipais de Tondela e Santa Comba Dão são as responsáveis pela ligação com as populações, de acordo com as suas competências no desenvolvimento de projetos estruturais visando a população mais vulnerável, designadamente em situações de emergência social.