17 Set. 2018

Galardões entregues em Dia de Feriado Municipal

Tondela assinalou hoje, dia 16 de setembro, o seu Feriado Municipal com uma sessão solene evocativa, que decorreu ao final do dia no Auditório Municipal.

Nesta ocasião foram entregues os galardões municipais, cabendo a medalha de mérito ao farmacêutico Hugo Ângelo, à investigadora Marta Marques, ao Grupo Pinto Valouro e ao cineasta Filipe Melo.
A medalha de valor e altruísmo foi entregue a Carlos Ramos (herói no acidente ferroviário de Alcafache, a 11 de setembro de 1985), enquanto que o bispo emérito D. Ilídio Leandro, que por dificuldade de agenda não esteve presente, foi agraciado com a Medalha Municipal de Ouro.
Para o presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António Jesus, a atribuição dos galardões municipais personifica o reconhecimento público a diferentes personalidades e instituições, “ao mesmo tempo que concorre para que outros sintam, nestes exemplos, um apelo mobilizador, quer nas causas, quer nos valores”.
“A todos queremos agradecer: pelo que fazem pelo nosso concelho e pelo contributo para que ele seja mais desenvolvido, mais humanizado, onde a cultura e a ciência, a solidariedade e o investimento, sejam determinantes para continuarmos a construir uma região de bem-estar”, acrescentou.
Ao longo da sua intervenção, José António Jesus aludiu também aos incêndios de 15 e 16 de outubro do ano passado, recordando emocionado que o concelho  Tondela “reagiu e combateu, defendeu-se sem armas, lutou contra uma força gigantesca, uniu-se na dor, mas também se renovou na esperança”.
“Hoje, bem sabemos o esforço feito para se garantir ter tantas casas em reconstrução, sabendo que o nosso concelho é o que tem maior número de projetos desta natureza. Em breve teremos este objetivo concretizado”, referiu.
O presidente da Câmara de Tondela aproveitou ainda para dar conta que o concelho aumenta, dia após dia, a oferta de emprego, as exportações e o potencial regional.
“Somos, cada vez mais, um concelho que acolhe quem aqui se dirige para trabalhar. Precisamos de mais mão de obra, para satisfazer os investimentos e empresas existentes, com crescentes conquistas de novos projetos empresariais, mas também para satisfazer as novas empresas que queremos continuar a atrair. Em breve conheceremos novas  importantes conquistas”, alegou.
Por isso, o novo desafio passa por criar habitação adaptada a esta nova realidade, que procura, numa primeira fase, o mercado de arrendamento.
A sessão solene evocativa do Feriado Municipal contou também com a presença da ministra da Presidência e da Modernização Administrativa,  Maria Manuel Leitão Marques, que elogiou “a excelente montra que é a FICTON”, que encerra hoje, Dia de Feriado Municipal.
“Tondela é um concelho que se destaca graças à iniciativa das suas empresas e das suas gentes, que fazem deste território um território dinâmico e que contribui significativamente para a vitalidade do país.  Da agricultura à indústria, do comércio aos serviços, sem esquecer a cultura, conseguimos encontrar em Tondela um exemplo do que de melhor há no país”, concluiu.