11 Out. 2018

Município de Tondela assinalou Dia Mundial do Animal

Os Serviços Higio-Sanitários do Município de Tondela, em colaboração com a equipa cinotécnica do Comando Territorial de Viseu e a Secção de Prevenção Criminal e Policiamento do Destacamento Territorial de Viseu, comemoraram o Dia Mundial do Animal, no dia 04 de outubro, junto de cerca de 100 crianças da EB0 de Tondela e do Grupo do Centro de atividades Ocupacionais (CAO1) da VÁRIOS.

Nesta ocasião, ficou o alerta para o crescente abandono de animais de companhia e para a grande importância de se pensar bem antes de se ter um animal: “Se não for para tratar bem, não vale a pena ter!”.

Apelou-se ainda à sensibilização para a não captura e destruição do espaço dos animais selvagens - “Os animais selvagens só são felizes no seu habitat!”, motivando as crianças a adotarem uma sólida cultura de responsabilidade e plena consciência do que são os direitos dos animais.

As patrulhas cinotécnicas realizaram demonstrações com um cão patrulha e um cão com a valência de desactivação de explosivos, mostrando às crianças a importância dos cães nas suas diferentes áreas de intervenção.

As crianças tiveram também a possibilidade de conhecerem alguns animais do Canil Municipal, fomentando-se a importância da sua posse responsável.

Neste campo, o Grupo da VÁRIOS, deu uma ajuda fundamental na apresentação dos cães do canil às crianças, uma vez que já têm uma relação próxima com estes animais.

Estas ações visam sobretudo despertar consciências e ajudar as crianças a desenvolverem valores fundamentais como o respeito por todos os seres, acreditando ser este o mesmo exemplo que leva ao respeito pelo próprio ser humano.