07 Dez. 2018

Apresentação do “3 em linha” - Programa para a Conciliação da Vida Profissional, Pessoal e Familiar 2018-2019

Os vereadores da Câmara Municipal de Tondela,  Sofia Ferreira e Miguel Torres, estiveram ontem, dia 05 de dezembro, na apresentação do programa “3 em linha”, de Conciliação da Vida Profissional, Pessoal e Familiar 2018, que decorreu em Lisboa.

O Município de Tondela foi um dos que aderiu ao processo de certificação na área da promoção da conciliação da vida profissional, pessoal e profissional, ao abrigo da norma portuguesa NP 4552 2016.
Além dos 11 municípios representados nesta sessão, mais 34 empresas ou entidades da administração pública fizeram-se representar, com a descrição das medidas que pretendem desenvolver no âmbito do Pacto para a Conciliação.
A importância do equilíbrio entre a vida profissional, pessoal e familiar é reconhecida no Pilar Europeu dos Direitos Sociais como uma das condições de equilíbrio necessário ao desenvolvimento profissional dos cidadãos. Esta perceção exige algumas mudanças culturais da sociedade no seu todo.
O programa apresentado lança o desafio a cada uma das entidades ou serviços presentes, de desenvolveram medidas com aplicabilidade prática nos respetivos contextos, que contribuam para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, nos seus vários ciclos de vida.
A sessão contou com as intervenções do primeiro ministro, da ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, do ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, todos eles com o enfoque nos eixos de intervenção previstos na implementação deste pacto.