28 Jan. 2019

Crianças do Jardim de Infância de Alvarim plantam batatas, couves e alfaces

Numa época em que se reflete sobre os valores e os princípios inerentes a uma educação de qualidade, vários são os exemplos no concelho de Tondela que se poderiam apresentar para evidenciar uma educação centrada na prática, na transversalidade das aprendizagens, na necessidade de trabalhar em conjunto - fazer coisas com outros e para outros - pilares de uma educação e de um futuro de sucesso. Hoje deixamos o exemplo do Jardim de Infância de Alvarim (freguesia de Dardavaz).

As crianças que frequentam o Jardim de Infância de Alvarim plantaram, no dia 24 de janeiro, batatas, couves e alfaces na horta que criaram nas imediações do estabelecimento de ensino.
A horta tem já 11 anos e vem sendo impulsionada pela educadora Ana Bastos, as duas auxiliares - Clarinda Oliveira e Vera Pereira – e, este ano letivo, pelos 10 meninos que frequentam o Jardim de Infância de Alvarim.
"Penso que é muito importante este contacto dos meninos com a terra, o saberem como se planta e o que se planta. É também uma forma de identificar os frutos e legumes, para além de os contarem e de os provarem", justificou a educadora Ana Bastos.
Mas, para além da aprendizagem que as sementeiras trazem, "o mais importante é serem crianças felizes".
Enquanto uma das auxiliares prepara a terra, os meninos seguem atentamente todos os passos que devem ser dados até colocarem devidamente a batata, "com o grelo para cima".
Depois das batatas, foi a vez de se abrirem uns buracos para se espetarem algumas couves e alfaces. O entusiasmo é geral e todos querem dar o seu contributo.
"Desta feita plantámos batatas couves e alfaces, mas a nossa horta tem muito mais legumes. Também plantámos, na altura devida, ervilhas, favas, cebolas, alhos, nabos e brócolos", revelou a educadora.
Nos próximos meses também ainda há muito para semear: cenouras, pimentos, curgetes, pepinos, tomates, feijão verde, beringelas, alho francês, batata doce e beterraba. "Gostamos de plantar um pouco de tudo", esclareceu.
Para além dos legumes, a horta do Jardim de Infância de Alvarim conta também com 23 árvores de fruto. "Vamos plantando todos os anos, no Dia da Árvore. Este ano contamos plantar uma figueira e uma romanzeira", disse Ana Bastos.
No final de uma tarde de "trabalho", os meninos tiveram ainda direito a um lanche especial: filhoses com abóboras que tinham sido colhidas na horta.
"Faz parte também provarem o que plantaram e colheram. De vez em quando fazemos sopas com legumes da horta, mas também compotas, para além de comerem a fruta das nossas árvores", rematou a educadora do jardim de Infância que tem também uma estação meteorológica.
Ao todo, são perto de 500 as crianças que frequentam os 21 jardins de infância públicos e os cinco jardins de infância privados do concelho de Tondela.