30 Jan. 2019

Valorização de sítios arqueológicos na freguesia de Parada de Gonta

No âmbito do projeto "Produto Turístico da Aldeia", realizou-se ontem, dia 29 de janeiro, uma visita de trabalho aos sítios arqueológicos da freguesia de Parada de Gonta, liderada pelo presidente da Junta, Luís Pereira, e pelo vereador da Cultura, Miguel Torres.

A Junta de Freguesia de Parada de Gonta, em colaboração com o Município de Tondela pretende, para além do conhecimento dos locais de interesse patrimonial, avançar para a respetiva valorização, através de uma intervenção de desmatação e limpeza.
Posteriormente, será colocada sinalética e painéis informativos, de modo a que se possam criar e dinamizar pequenos roteiros temáticos.
Os sítios arqueológicos nesta freguesia mostram uma ocupação que poderá remontar da Idade do Bronze até à Idade Média, desde o povoado do Castro dos Três Rios ao núcleo de lagaretas e sepulturas escavadas na rocha.