01 Fev. 2019

Workshops sobre a temática da Vespa Velutina

O Município de Tondela, em colaboração com a Associação de Apicultores da Serra do Caramulo e a Turma da Abelha, realizou em Tondela e S. João do Monte, nos dias 25 e 26 de janeiro, um workshop com o tema “A vespa velutina nigrithorax”, no âmbito do Plano Municipal de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa Velutina.

A vespa asiática, ou vespa velutina é uma espécie não indígena, que tem vindo a causar grandes danos quer na apicultura, por se tratar de uma espécie carnívora e predadora de abelhas europeias (Apis melífera), quer na saúde pública que embora não sendo mais agressivas que a espécie europeia, no caso de sentirem os ninhos ameaçados reagem de modo bastante agressivo, incluindo perseguições até algumas centenas de metros.
Esta ação foi dirigida pelo engenheiro Bruno Moreira que, na primeira parte, abordou a temática da vespa velutina, nomeadamente a sua identificação, a importância da prevenção, a colocação de armadilhas de primavera e recomendações aos apicultores sobre os métodos de controlo e proteção dos apiários.
Na segunda parte da sessão foram discutidas as boas práticas sobre maneio e profilaxia apícola.