13 Fev. 2019

Comissão Municipal define ações de defesa de floresta contra incêndios para 2019

A Comissão Municipal de Tondela da Defesa da Floresta reuniu durante a tarde de hoje, dia 13 de fevereiro, no salão nobre da Câmara Municipal de Tondela, tendo como objetivo principal o planeamento de ações da defesa da floresta contra incêndios para o ano em curso.
A reunião foi presidida pela vice-presidente da Câmara Municipal de Tondela, Carla Antunes, que tem o pelouro da Proteção Civil.

Em cima da mesa esteve também a avaliação do Decreto-Lei nº 14/2019 de 21 de janeiro e o relatório de monotorização do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI) de Tondela.
Recorda-se que o PMDFCI de Tondela foi aprovado por unanimidade em reunião do executivo municipal a 13 de dezembro de 2018 e em sessão ordinária da Assembleia Municipal de 17 de dezembro de 2018. Trata-se de um instrumento de planeamento que se pretende dinâmico e adaptado à realidade local, promovendo a “articulação das características sócio biofísicas com as dinâmicas e responsabilidades das entidades presentes no território municipal, de forma a efetivar as alterações necessárias que maximizem a Defesa da Floresta Contra Incêndios (DFCI)”.
Esta ocasião serviu ainda para recolher recomendações para a melhoria do PMDFCI e para definir estratégias para o Plano Operacional Municipal (POM).