18 Fev. 2019

“+ Saúde, +Sucesso” com Terapia da Fala, Terapia Ocupacional e Nutrição

“+ Saúde, + Sucesso” é um projeto dinamizado pela Comunidade Intermunicipal Dão Lafões, em parceria com a Câmara Municipal de Tondela, e que articula com os projetos de promoção do sucesso escolar dos agrupamentos de escolas do concelho de Tondela.

A equipa deste projeto, em específico, é constituída por três elementos: nutricionista, terapeuta da fala e terapeuta ocupacional.
Cerca de 70 alunos são apoiados em sessões individuais com periodicidade semanal nos Agrupamentos de Escolas de Tondela, ao abrigo deste projeto. Sustentado numa perspetiva inclusiva, prestando apoio a todo e qualquer aluno, em prol do seu sucesso educativo, acrescentam-se às sessões individuais, as avaliações especializadas, dinâmicas de grupo, oficinas, workshops, consultoria, visitas à comunidade para treino de competências funcionais, entre outras atividades.
Por outro lado, o “+ Saúde, + Sucesso” aposta em atividades preventivas que cruzem o contexto escolar, familiar e a restante comunidade. Entre rastreios, observações em contexto e ações de sensibilização, são apoiados centenas de alunos e respetivas famílias, acreditando-se que existe um contributo efetivo para a construção de um caminho de mudança e que responda às atuais necessidades das escolas.
Desde abril de 2018, momento em que este projeto foi iniciado, alguns dos indicadores inicialmente definidos vão sendo concretizados e existem “pistas” de que caminhamos no sentido de aumentar o sucesso educativo dos alunos em intervenção.
No âmbito de terapia da fala, cerca de 40 alunos melhoraram significativamente as suas competências de comunicação, linguagem oral e escrita, articulação verbal, entre outras áreas exploradas, o que, inevitavelmente, conduz a um impacto positivo na aprendizagem e desenvolvimento das competências escolares.
Mais de 30 alunos, no último ano de educação pré-escolar, foram submetidos a rastreios, permitindo uma intervenção precoce que contribua para um ingresso harmonioso no primeiro ciclo, sendo criadas respostas à medida das necessidades identificadas.
Ao nível da terapia ocupacional, são acompanhados cerca de 30 alunos, sendo desenvolvidas competências específicas, nomeadamente as motoras e de práxis, as sensório-percetivas e as cognitivas. Estas competências assumem um papel preponderante no desempenho dos alunos, como são exemplo a escrita manual, a autonomia e funcionalidade nos diversos contextos (escolar, casa ou comunidade), entre outras. Desta forma, importa salientar que o trabalho desenvolvido se foca não só nas dificuldades, mas também nos fatores basilares que possam suportar e/ou inibir a participação de cada aluno.
Assim sendo, a intervenção é sustentada numa abordagem centrada no aluno, que procura potenciar as suas áreas fortes para fomentar a autodeterminação, inclusão e, consequentemente, o seu sucesso educativo.
Já na área da nutrição, a perceção de que uma alimentação saudável é condicionante para o sucesso tem chegado aos alunos através de atividades diversas como: comemoração do dia da alimentação, distribuição de fruta aos alunos do 1.º ciclo, partilha de experiências com grupos que, pela sua experiência profissional, têm de ter uma alimentação equilibrada (como os jogadores de futebol), entre outras. Mediante a avaliação de índices de massa corporal ou mediante a identificação de situações de obesidade/excesso de peso, por parte da escola em relação a algum aluno, a nutricionista faz também intervenção individualizada, pois a saúde física e mental, são seguramente fatores determinantes no sucesso educativo.
Em prol da melhoria da qualidade de vida de cada aluno/família, queremos acreditar num projeto baseado no trabalho colaborativo, que valoriza a parceria com as diferentes respostas da comunidade e favoreça a criação de pontes que ajudem as nossas crianças e jovens a crescerem… com sucesso!