25 Fev. 2019

Desenvolvimento sustentável do Caramulo em debate

O desenvolvimento sustentável do Caramulo esteve em debate no Hotel do Caramulo, no último sábado dia 23 de fevereiro, tendo contado com a presença do presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António Jesus, na sessão de abertura do seminário “Caramulo e Patrimónios: caminhos e desafios para um desenvolvimento sustentável”.

Depois de destacar a importância de se conciliar o desenvolvimento e a sustentabilidade no Caramulo, o presidente da Câmara de Tondela aludiu ao plano de investimentos, centrado na requalificação das redes de infraestruturas, das redes de água e saneamento, no valor de 2,3 milhões de euros.
Para além da reabilitação dos jardins Dr. Jerónimo Lacerda e do Parque do Sameiro, elementos de relevância no urbanismo da vila do Caramulo, é também propósito reabilitar os viveiros do Caramulo, que tinham sido atingidos pelos incêndios de 2013.
De acordo com José António Jesus, esta reabilitação dos viveiros do Caramulo prevê a revalorização arborígena e a introdução de novas valências centrada no campismo/ caravanismo.
“A tudo isto se associam as crescentes ofertas no alojamento local e em novos projetos de restauração, valorizando a gastronomia. Em paralelo, o projeto das Aldeias de Montanha não deixa de ser relevante”, acrescentou.
Ao longo da sua intervenção, o presidente da Câmara de Tondela apontou a necessidade de se persistir na reabilitação de edifícios que outrora serviram de sanatórios e que, como é o caso do edifício Santa Maria, em breve será reconvertido para aumentar a oferta habitacional.
“Nesta estratégia, pretende-se manter a identidade local, como condição necessária para garantir a genuidade da Serra do Caramulo”, concluiu.
Este seminário, organizado pelo CEISCaramulo com a colaboração da Câmara Municipal de Tondela, pretende refletir sobre o rico e diversificado património do Caramulo, que deve ser preservado e gerido de forma a servir de mais-valia para a sua população e para investidores.