08 Mar. 2019

Centenas de alunos passam pela "Feira da Ciência" de dois dias no Mercado Velho de Tondela

Ao longo de dois dias, centenas de alunos do concelho de Tondela passaram pelo Mercado Velho, onde decorreu a Feira da Ciência, organizada pelo Agrupamento de Escolas Tomaz Ribeiro e pelos "Laboratórios Vivos", um projeto do Município de Tondela, em parceria com a CIM Dão Lafões, que visa promover o sucesso, a inclusão e a qualidade educativa.

Tanto no dia 07 de março como no dia 8 de março, vários alunos, especialmente dos 7º e 8 anos do Agrupamento de Escolas Tomaz Ribeiro, puderam ver de perto um verdadeiro laboratório de experiências relacionadas com o magnetismo, circuitos elétricos, água, refração da luz, foguetes, entre outras.
De acordo com a técnica de Química, Mariana Coimbra, as experiências foram devidamente pensadas e postas em prática pelos alunos do 12º ano.
"Esta feira contou com o envolvimento de cerca de 60 alunos do 12º ano.  Este tipo de iniciativas é muito focado no saber fazer, no saber ser e saber estar pois além dos conhecimentos, os alunos que dinamizam evidenciam a capacidade de transmitir os seus conhecimentos aos colegas. Com esta feira pretende-se ir além da parte teórica", explicou.
Já a professora de Física, Olga Duarte, considerou que este tipo de iniciativas ajuda "a desmistificar o ´bicho' da Física e da Química, que é algo que faz parte do nosso dia a dia".
"Para além de executarem as experiências, e é muito importante esta parte prática, estes alunos do 12º ano enfrentam ainda o público, a quem explicam os processos", acrescentou.
Inês Dias é uma das alunas do 12º ano que se mostrou entusiasmada por poder partilhar, com estudantes do 7º e 8º anos, a experiência que vinha preparando nos últimos tempos.
"Fizemos pesquisas, elaborámos um protocolo, recolhemos material e depois foi o processo de tentativa e falha, até ver o que resultava.  E o que vamos apresentando acaba por surpreender quem nos visitou e foi ouvindo com atenção as explicações que damos sobre coisas que aparentemente são tão banais", concluiu.