20 Mar. 2019

Delegação de Tondela no aniversário do Município de S. Domingos

Uma delegação de Tondela deslocou-se, no dia 13 de março, a Cabo Verde para participar no 25.º aniversário da criação do Município de S. Domingos.

Esta visita aconteceu no âmbito de uma parceria que tem como foco principal o facto de alguns jovens estudantes de S. Domingos serem alunos da Escola Profissional de Tondela, onde se encontram a desenvolver o seu percurso técnico/formativo, tão importante para o seu país.
Esta delegação foi composta pelo vereador da Cultura da Câmara Municipal de Tondela, Miguel Torres; pelo chefe de gabinete do Presidente do Município, Pedro Tavares; e pelo presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Tondela, António Mano.
Os elementos que integraram esta delegação participaram nas cerimónias oficiais de S. Domingos, presididas pelo Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, e onde marcaram presença, além de Tondela, os municípios portugueses de Montalegre, Barcelos, Gondomar e Madalena.
Nesta cerimónia, o Município de Tondela, em parceria com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Tondela, procedeu à oferta de uma ambulância recondicionada aos Bombeiros de S. Domingos, uma corporação que se debate contra enormes dificuldades.
Na sua intervenção, o vereador da Cultura da Câmara Municipal de Tondela, Miguel Torres, sublinhou que esta oferta é “um pequeno sinal” da vontade que existe em fortalecer de laços e projetos, tendo em vista a construção do futuro.
“Em Tondela temos consciência das nossas limitações, mas também temos noção da nossa capacidade solidária e esta não acontece sozinha. Acontece com outros parceiros do nosso território que disseram presente quando tal lhe solicitámos”, acrescentou, aludindo aos Bombeiros Voluntários de Tondela.
A par da ambulância, foi também oferecida, ao presidente da Câmara local, uma camisola do jogador do Clube Desportivo de Tondela, Patrick, que é natural de Cabo Verde. A camisola continha a assinatura de todos os atletas do plantel do Clube Desportivo de Tondela.
Já ao Presidente da República de Cabo Verde foi entregue uma peça de olaria negra de Molelos.
Nesta visita foram definidas como áreas fundamentais de colaboração a formação aos bombeiros locais, bem como a possibilidade de alargamento do número de alunos a frequentar as escolas do concelho de Tondela.