10 Abr. 2019

Município de Tondela recebe ortomapa (informação geográfica)

O Município de Tondela recebeu hoje uma ferramenta tecnológica, no domínio do planeamento, apoiada em ortomapas com grande grau de resolução.

Os ortomapas foram disponibilizadas pela Câmara Municipal de Oeiras, a 30 municípios afetados pelos incêndios de 2017.
O presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António Jesus, esteve na cerimónia que decorreu esta tarde, no Auditório da Fundação para Estudos e Formação Autárquica, em Coimbra.
O evento contou também com a presença do presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais; e do secretário de Estado da Proteção Civil, Artur Neves.
Ortofotomapa é uma fotografia aérea da qual foram removidas as distorções causadas pela inclinação da câmara e pelo relevo. A escala de um ortofotomapa é uniforme, razão pela qual pode ser usado como um mapa.
Além dos ortofotomapas, a Câmara de Oeiras disponibilizará ainda uma plataforma informática (Geoportal), com apoio técnico e científico, que vai permitir aos municípios afetados um planeamento do território.