11 Abr. 2019

Cidades e Vilas Cerâmicas Portuguesas reúnem-se com ceramistas no seu 1º aniversário

A Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (APTCVC) completa, no próximo dia 17 de abril, um ano de existência, assinalando o seu primeiro aniversário com uma reunião dos 14 municípios cerâmicos portugueses com ceramistas convidados de todo o país.

Esta iniciativa terá lugar nas Caldas da Rainha.
A APTCVC tem como membros fundadores os municípios de Tondela, Alcobaça, Aveiro, Barcelos, Batalha, Caldas da Rainha, Ílhavo, Mafra, Montemor-o-Novo, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Viana do Alentejo, Viana do Castelo e Vila Nova de Poiares, todos com fortes tradições ou importância económica no campo da cerâmica artesanal, patrimonial ou industrial.
Neste dia realizar-se-á uma reunião da direção da Associação, bem como uma Assembleia-Geral das cidades e vilas cerâmicas portuguesas, realizando-se entre as duas reuniões uma sessão de apresentação da Associação, bem como de projetos em que as cidades cerâmicas europeias estão envolvidas com a participação de Portugal.
Haverá também uma receção com especialidades alimentares regionais e vinhos das várias cidades e vilas abrangidas pela Associação, para demonstrar o potencial de associar a cerâmica portuguesa à tradição gastronómica e vinícola do nosso país.
Será ainda divulgado o programa do BOM DIA CERÂMICA, que este ano terá lugar a 18 e 19 de maio em toda a Europa, para chamar a atenção do público e das autoridades nacionais para este produto e material ligado aos primórdios da civilização e que até hoje constitui um testemunho da criação humana e da criação de valor e de emprego.
Recorde-se que a Associação Portuguesa está a concretizar a adesão ao Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial de Cidades Cerâmicas, que já é constituído pela Itália, França, Espanha e Roménia, a que se irá juntar este ano a Alemanha e Portugal.
A AeuCC, constituída em janeiro de 2014, contará com a participação de mais de uma centena de cidades cerâmicas de toda a Europa, nomeadamente 36 cidades italianas, 22 francesas, 28 espanholas, 16 romenas, 10 alemãs e 14 portuguesas, num projeto de cooperação e de intercâmbio com o objetivo de valorizar a cerâmica, no quadro das novas políticas europeias para os territórios.
Entre as principais cidades de tradição cerâmica europeia participantes nesta rede estão Faenza, Albisola, Deruta, Nápoles, Nove, Pesaro (Itália), Aubagne, Saint-Amand-en-Puisaye, Sèvres, St. Quentin La Poterie (França), Talavera de la Reina, Alcora, Argentona, Manises (Espanha), Horezu (Roménia), Horn-Grensausen, Mettlach, Selb (Alemanha).