06 maio 2019

Sessão de esclarecimento sobre Vespa das Galhas do Castanheiro a 09 de maio

O auditório do Museu Municipal recebe, na próxima quinta feira, dia 09 de maio, uma sessão de esclarecimento sobre a luta biológica contra a Vespa das Galhas do castanheiro.

Esta iniciativa, promovida pelo Município de Tondela, em colaboração com a Direção Regional da Agricultura e Pescas do Centro e a RefCast – Associação Portuguesa da Castanha, tem início pelas 17:00.
Com esta sessão, pretende-se alertar para esta ameaça à cultura do castanheiro, de forma a conter a sua invasão e minimizar os prejuízos.
A vespa das galhas do castanheiro (Drycosmus Kuriphilus Yasmatsu) é um inseto que se desenvolve induzindo a formação de galhas nos gomos e folhas do castanheiro, provocando a redução do crescimento dos ramos e consequentemente da frutificação, podendo diminuir a produção e a qualidade da castanha.
O Município de Tondela foi um dos primeiros municípios que, em 2016, subscreveu o protocolo Biovespa, assegurando financeiramente todos os anos, desde então, a luta biológica contra a vespa das galhas do castanheiro no concelho, ajudando os agricultores e produtores de castanha no combate a esta praga.