07 maio 2019

Candidatura aos Contratos Locais de Desenvolvimento Social - CLDS-4G

O Conselho Local de Ação Social de Tondela (CLAST) reuniu, no passado dia 30 de abril, a fim de aprovar o plano de ação para formalizar a candidatura aos Contratos Locais de Desenvolvimento Social - CLDS-4G.

Com duração de 36 meses e financiamento de 558 mil euros, este projeto irá manter a entidade local coordenadora da parceria, a Santa Casa de Misericórdia de Tondela, que já o foi no passado CLDS+ e CLDS-3G.
O concelho de Tondela, com base num conjunto de indicadores, em termos de vulnerabilidade social foi caracterizado como território envelhecido e território fortemente atingido por calamidades e catástrofes. Foi assim contemplado com dois dos quatro eixos de intervenção dos CLDS-4G.
Desta forma, o Plano de Ação a desenvolver será na área do envelhecimento (eixo 3) numa dimensão da promoção do envelhecimento ativo e do apoio à população idosa e mais dependente; e no domínio das calamidades (eixo 4) com vista ao auxílio e intervenção emergencial às populações inseridas em territórios afetados por calamidades, nomeadamente às zonas mais afetadas pelos incêndios de outubro de 2017, desenvolvendo um trabalho de proximidade e envolvimento comunitário em diferentes locais do concelho.
Este programa, será mais um instrumento de intervenção de proximidade que procurará estabelecer parcerias com os vários agentes locais e numa perspetiva proativa, encontrar soluções para as diferentes problemáticas das pessoas envolvidas, sempre numa perspetiva de crescimento e desenvolvimento inclusivo dos territórios.
O Programa CLDS-4G é promovido pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, com vista à promoção da coesão social dos concelhos objeto de intervenção, nas áreas do desemprego, da pobreza, do envelhecimento e calamidades.
É um programa financiado no âmbito do POISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, cabendo ao Núcleo Executivo do CLAST o acompanhamento e monitorização dos resultados do programa.