04 Jan. 2022

Estações de tratamento de águas residuais são objeto de novos investimentos

O Município de Tondela, integrado na Associação de Municípios para o Sistema Intermunicipal de Águas Residuais (AINTAR), vai beneficiar de mais de 5 milhões de euros para as duas estações de tratamento de águas residuais (ETAR) no concelho.

Neste âmbito, foi lançado um concurso público internacional para a requalificação da ETAR Sul, que abrange as localidades de Tondela e Molelos.
De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António Jesus, esta ETAR “começa a evidenciar o desgaste e tem de ser reabilitada, inserindo-lhe novas dimensões de tratamento”, explica.
Também a ETAR que serve a Zona Norte do concelho vai a concurso, com o objetivo de duplicar a sua capacidade, ficando apta para servir uma população equivalente a 11 mil pessoas. Este sistema fará a condução e tratamento de águas residuais das freguesias de Parada de Gonta, Sabugosa e Canas de Santa Maria, prevendo a desativação das ETAR na Freguesia de Lobão da Beira, que estão desatualizadas.
De acordo com o autarca, esta obra “irá permitir que toda a bacia norte do concelho tenha um tratamento num único espaço, ganhando eficiência, escala, melhor gestão e otimização com melhor tecnologia de serviço”.
Do valor total do investimento, 5 milhões de euros, o Município de Tondela vai comparticipar a componente nacional, assegurada com uma rúbrica de 2 milhões de euros inserida no orçamento para este ano.
José António Jesus considera que “são dois importantes investimentos que estão a ser trabalhados, a par de outros projetos, que já estão em curso”. Destaca-se o desenvolvimento do estudo de um sistema na Corveira, União de Freguesias de Barreiro de Besteiros e Tourigo, que irá fechar a rede abrangendo as localidades de Cortiçada, Múceres, Corveira e Barreiro de Besteiros.
A par deste, está também a ser planificado um projeto de requalificação e expansão da rede de águas para as povoações de Vila de Rei, na Freguesia de Castelões, e Janardo, na Freguesia de Guardão.
Na vila de São João do Monte está também a ser equacionado um estudo para a execução de rede de drenagem e colocação de uma ETAR com capacidade para o tratamento das águas residuais em situações de limpeza de fossas.