07 Mar. 2022

Município de Tondela inicia trabalhos de conservação da Estela-menir de Caparrosa

O Município de Tondela deu início aos trabalhos de conservação e valorização da Estela-menir de Caparrosa, classificada como Imóvel de Interesse Público.

A primeira fase, das várias previstas, iniciou-se com a aplicação de biocida para a remoção de líquenes, tendo o processo a duração de aproximadamente um mês (aplicação, secagem e lavagem).
A Estela-menir situa-se no lugar do Marco da Anta ou do Pendão, em Caparrosa, tendo sido dada a conhecer pelos investigadores Mário Varela Gomes e Jorge Pinho Monteiro em 1977, quando publicaram a sua descoberta.
Trata-se de um monólito em granito de forma paralelepipédica, de faces arredondadas, em granito médio, com cerca de dois metros e meio de altura. Nele encontram-se gravadas figuras circulares, retangulares, letras, uma cabeça humana, círculos, entre outras. O período de gravação vai desde o Neolítico à Idade Contemporânea.
A poucos metros da Estela-menir situam-se outros sítios arqueológicos de relevância, nomeadamente a Mamoa do Marco da Anta ou a Necrópole das Tecedeiras.