03 Mar. 2023

Escolhidos alunos que representarão Tondela na fase intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura

Já foram selecionados os 12 estudantes que vão representar Tondela na fase intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura.

A iniciativa, que vai na 16ª edição, é promovida pelo Plano Nacional de Leitura 2027, em parceria com as escolas e bibliotecas, com o objetivo de estimular o gosto e o prazer da leitura, para assim melhorar o domínio da língua portuguesa, a compreensão e os hábitos de leitura.
A fase concelhia do concurso decorreu na última terça-feira (28 de fevereiro) na Biblioteca Municipal de Tondela, contando com a participação de 24 alunos.
O desafio proposto aos concorrentes da fase municipal consistiu numa prova de expressão oral com duas componentes, a leitura expressiva de um excerto de uma obra e a argumentação sobre um tema relacionado com esse livro.
O júri escolheu 12 estudantes, três por cada nível de ensino. O 1.º ciclo será representado na fase intermunicipal do concurso por Maria Sofia Novais, da Escola de Vilar de Besteiros, Leonor Ribeiro e Maria Miguel dos Santos Marques, da Básica de Campo de Besteiros.
Já os representantes do 2.º ciclo serão Gabriela Brito, da Escola de Campo de Besteiros, Constança Costa Leitão e Inês Antunes Branquinho, da Básica de Tondela.
Tiago Sousa Martins, da Secundária de Molelos, Lia Pereira Lopes, da Escola Secundária de Tondela, Tiago Costa, da Básica do Caramulo foram os alunos escolhidos no 3º ciclo.
No ensino secundário foram selecionados João Gabriel Cardoso Lourosa, Mariana Gouveia Silva e Verónica Nunes Ferreira, da Escola Secundária de Tondela.
Estes doze alunos passarão à segunda etapa do Concurso Nacional de Leitura, a fase intermunicipal, que decorrerá no dia 18 de abril em Penalva do Castelo.
Todos os alunos participantes na fase municipal receberam livros como oferta.