31 Mar. 2023

Qualidade de vida em debate em Tondela

A Câmara Municipal de Tondela, por intermédio dos gabinetes de Desporto e Ação Social, organiza, a 22 de abril, um seminário subordinado ao tema: “Qualidade de Vida - Exercício Físico. Saúde Psicológica. Conciliação da Vida Familiar e Profissional”.

O evento vai decorrer no Auditório Municipal de Tondela, entre as 09h00 e as 17h30.
Este ano, e pela primeira vez, os serviços de Desporto e Ação Social da autarquia juntaram-se para promover a iniciativa. Além das suas áreas de abrangência estarem interligadas, esta união de esforços criará sinergias e convergências na estratégia de atuação de ambos os departamentos do Município.
A temática da “Qualidade de Vida - Exercício Físico. Saúde Psicológica. Conciliação da Vida Familiar e Profissional” foi escolhida por ser muito importante no quotidiano das pessoas.
O seminário, que é dirigido principalmente a técnicos de exercício físico, desporto e ação social, mas aberto à população em geral, é promovido com os objetivos de proporcionar uma atualização e desenvolvimento de conhecimentos na área do exercício físico e saúde e de promover a sensibilização dos docentes, técnicos, representantes das instituições locais (Juntas de Freguesia; associações/clubes ou outras) e dos cidadãos em geral para a problemática do combate ao sedentarismo e para os benefícios da prática de exercício físico regular e tecnicamente acompanhado, bem como das orientações para a conciliação familiar e profissional.
Apresentar conceitos e analisar opiniões sobre a conciliação da vida familiar e profissional e criar espaços de partilha de experiências e conhecimentos, entre os técnicos de exercício físico e demais interessados nas temáticas são os outros objetivos por detrás da realização do seminário.
Os trabalhos serão abertos pelo presidente da delegação do Centro da Ordem dos Psicólogos, Paulo Cunha, que falará sobre “A relação entre o exercício físico e a saúde psicológica”.
O programa inclui, entre os períodos da manhã e da tarde, quatro painéis. No primeiro, será focado o projeto “Ageing@Coimbra rede colaborativa de inovação para a vida saudável e envelhecimento ativo”. Duas técnicas afetas ao programa “Saúde em Dia” irão ainda apresentar casos de sucesso deste projeto da Câmara de Tondela e falar sobre “O exercício regular e os benefícios na saúde física e mental”.
O segundo painel abordará os temas: “Gerir a conciliação no município de Tondela: contributo para a saúde e bem-estar” e “Pausa ativa – exercício físico laboral uma experiência de sucesso”. Esta última comunicação terá como oradores dois técnicos que integram o projeto municipal “Saúde em Dia”.
O painel seguinte será dedicado às temáticas: “A prescrição de exercício físico nas unidades de saúde locais – Uma experiência de sucesso na Unidade de Saúde Familiar Santiago/Leiria”; “Diabetes em movimento – um programa de exercício como um medicamento” e “Ser ativo com doença pulmonar obstrutiva crónica: apresentação da plataforma digital OnTrack”.
Já no quarto e último painel um técnico que integra o projeto “Saúde em Dia” falará sobre a “Implementação da prática regular de exercício físico na Extensão de saúde do caramulo. Metodologia, aplicação prática e resultados”. Depois quatro médicos e uma enfermeira abordarão o tema “A promoção da atividade física nas unidades de saúde do concelho de Tondela. Contributos no encaminhamento de doentes. Grau de satisfação dos cidadãos na avaliação médica”.
A participação no seminário é gratuita, sendo necessário efetuar inscrição, até ao dia 21 de abril, na página de Internet da Câmara de Tondela. A formação é certificada pelo Instituto Português do Desporto e Juventude.