07 Set. 2023

Projeto de teleassistência a idosos do Concelho

A Câmara Municipal de Tondela faz um balanço positivo do eGuard - Sistema de Teleassistência a pessoas vulneráveis, em particular idosos, que está a ser implementado no concelho há mais de um ano.

O projeto piloto está a ser executado graças a um protocolo de colaboração estabelecido entre a autarquia, que é a entidade financiadora e coordenadora do programa, e a Guarda Nacional Republicana
(GNR) - Secção de Policiamento Comunitário “Idosos em Segurança”, responsável por monitorizar os utilizadores do sistema.

Os dispositivos de teleassistência são usados atualmente por idosos oriundos das Uniões de Freguesias de Vilar de Besteiros e Mosteiro de Fráguas, São João do Monte e Mosteirinho, Mouraz e Vila Nova da Rainha, e das freguesias de Tonda e Dardavaz. Os beneficiários têm idades compreendidas entre os 71 e os 84 anos.

Os seniores receberam um dispositivo eletrónico, que lhes permite, em permanência, alertar os meios de socorro sempre que necessário. Podem acionar o botão de SOS em várias situações de emergência, como por exemplo em caso de doença súbita, indisposição, burla, furto, quando se encontrarem numa situação de perigo ou se sentirem perdidos ou desorientados.

Até agora no concelho de Tondela nenhum idoso ativou o botão SOS para solicitar ajuda, no entanto, os utentes deste serviço percecionam a teleassistência como uma fonte de segurança e tranquilidade, que lhes permite manter a sua autonomia, num quadro de normalidade, no seu domicílio.

Entre os dias 21 e 29 de agosto foram realizadas visitas domiciliárias aos beneficiários, por parte do serviço de ação social do município e de agentes da Secção de Policiamento Comunitário da GNR – “Idosos em Segurança”. Uma dessas deslocações foi acompanhada pela vereadora da Ação Social na Câmara Municipal, Vera Machado.

A Câmara Municipal equaciona alargar o eGuard - Sistema de Teleassistência a Idosos a mais habitantes do concelho, respeitando sempre os critérios de adesão ao programa, em paralelo com a respetiva avaliação sociodemográfica.

“Este é um projeto que reforça os mecanismos instrumentais de proteção social aos idosos, em particular, por teleassistência. É uma solução moderna, cómoda, segura e eficiente que aumenta a qualidade de vida e os níveis de segurança e proteção dos seus utilizadores, minimizando ao mesmo tempo os efeitos negativos do isolamento e solidão”, afirma Vera Machado.