12 Set. 2023

Cerimónia de acolhimento junta centenas de professores em Tondela

Mais de três centenas de professores marcaram presença na tarde desta segunda-feira (11 de setembro) na cerimónia que deu início ao novo ano letivo no concelho de Tondela. A iniciativa teve lugar no auditório da ACERT.

A sessão de acolhimento à classe docente foi presidida pela presidente da Câmara Municipal, Carla Antunes Borges, tendo contado também com a presença do vice-presidente e vereador com o pelouro da Educação na autarquia, João Carlos Figueiredo, e dos diretores dos dois agrupamentos de escolas do concelho.

A presidente da Câmara começou por agradecer a participação das centenas de docentes, ressalvando que isso prova que estes estão motivados para o arranque do novo ano escolar. Carla Antunes Borges elogiou ainda o papel dos professores e das direções dos dois agrupamentos de escolas no arranque do processo de transferência de competências da educação, que se efetivou no último ano letivo.

“Hoje é um princípio de um ciclo que nós queremos e quisemos marcar de forma expressiva convosco. Há cerca de um ano abraçamos aqui um desafio que foi receber a transferência de competência na área da educação. Foi um desafio na altura, é um desafio e vai continuar a sê-lo”, defendeu.

“Durante um ano inteiro não foi fácil, tivemos que articular muitas estratégias, por isso agradeço aos senhores diretores dos agrupamentos a disponibilidade, empenho e estímulo que tiveram e nos deram, mas também a vocês, professores, que viveram esta experiência. O nosso muito obrigado por nos terem ajudado a superar esta fase de implementação da transferência de competência”, afirmou.

Por seu lado, o vice-presidente e responsável pelo pelouro da Educação, João Carlos Figueiredo, adiantou que este novo ano letivo vai ser “desafiante”, com a autarquia a querer “trabalhar e reforçar o papel fundamental da escola na nossa sociedade e no nosso território”, destacando a importância de pela primeira vez o ano letivo ser aberto com os dois agrupamentos de escolas.

“Esta presença conjunta confirma o trabalho de articulação entre as partes que tem vindo a ser desenvolvido”, frisou.

“Quando dizemos que no município de Tondela toda a verba que alocamos à educação é um investimento (mais de 5 milhões de euros) não estamos a fazer uma afirmação só para sermos simpáticos, estamos a fazer uma afirmação convicta e expressa em diversas iniciativas e investimentos”, acrescentou João Carlos Figueiredo.

Na sessão de boas-vindas aos docentes foi ainda dado a conhecer o trabalho já realizado no âmbito do Plano Estratégico Educativo Municipal de Tondela (PEEMT). Carla Antunes Borges explicou que este documento representa uma “estratégia partilhada de desenvolvimento educativo e social”.

Nesta primeira fase do plano foi feito um diagnóstico do setor ensino no concelho, num levantamento que “define com precisão e com certezas aquilo que queremos e de que necessitamos trabalhar” na próxima fase.

“Este trabalho permite-nos atuar e corrigir e este é o desafio que queremos lançar para o próximo ano, que é melhorar cada vez mais, concretizar cada vez mais e aumentar as nossas capacidades”, sustentou, defendendo, em particular, “a importância de se capacitar os pais”.

Já a diretora do Agrupamento Cândido de Figueiredo, Maria Helena Gonçalves, mostrou-se confiante de que o PEEMT estará “devidamente contextualizado à realidade do concelho, à sociedade de Tondela e às necessidades das escolas, uma vez que o diagnóstico foi bem feito”.

Por seu lado, Júlio Valente, diretor do Agrupamento Tomaz Ribeiro, disse esperar que o plano “seja orientador da missão” das escolas, que têm que trabalhar em prol dos alunos.

“Vamos ver o que juntos conseguimos construir, os dois agrupamentos. Acho que é uma boa política estarmos juntos e não separados, cada um para seu lado”, concluiu.

O ano letivo arranca oficialmente em Tondela na próxima sexta-feira (dia 15 de setembro), com a apresentação e receção aos alunos.

O concelho tem atualmente 2.818 estudantes inscritos nos diferentes graus de ensino. Este ano letivo fica marcado pela reabertura do jardim de infância de Barrô, em Santiago de Besteiros, e pelo aumento de uma sala na Escola de 1º Ciclo do Tourigo, na União de Freguesias de Barreiro de Besteiros e Tourigo.