15 Nov. 2023

Tondela participou no Fórum RBE 2023: Bibliotecas Escolares - Liberdade e Transformação

Uma delegação de Tondela, composta por quatro técnicos do Município, afetos à Biblioteca Municipal e ao departamento de Educação, pelos diretores dos dois agrupamentos de escolas do concelho e pelas professoras bibliotecárias dos estabelecimentos de ensino, participou no “Fórum RBE 2023: Bibliotecas Escolares - Liberdade e Transformação”, que decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, a 24 de outubro.

Num mundo cada vez mais global, digital e imprevisível são inúmeros os desafios que se colocam às bibliotecas. Neste contexto, foram valiosos os contributos que
este fórum trouxe sobre as questões mais prementes da atualidade e que, parafraseando as palavras da coordenadora nacional da Rede de Bibliotecas Escolares, Manuela Pargana, ajudaram a Rede de Bibliotecas de Tondela a refletir sobre as alterações necessárias à escola e à educação, com repercussão nas bibliotecas enquanto lugares de promoção da leitura, de desenvolvimento de literacias, de acesso à cultura e ao conhecimento, de encontro, de interação, de construção e enriquecimento do património da humanidade.

A participação no fórum constituiu também uma oportunidade para celebrar a Rede de Bibliotecas Escolares a nível nacional, mas também o trabalho desenvolvido pela rede local de Tondela, com a estreita parceria do município.