07 Dez. 2023

Projeto “ASAE vai à Escola” vai ser implementado em Tondela

A Câmara Municipal de Tondela e a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) assinam, na próxima terça-feira (12 de dezembro), um protocolo com vista à implementação no concelho do projeto “ASAE vai à Escola” que, entre outros objetivos, permitirá a melhoria das condições de fornecimento das refeições que são servidas nas escolas do concelho.

O acordo a celebrar visa ainda capacitar técnicos municipais e sensibilizar a comunidade escolar para matérias relacionadas com a higiene e segurança alimentar.

O protocolo vai ser assinado entre a presidente da Câmara, Carla Antunes Borges, e o inspetor-geral da ASAE, Luís Lourenço, numa sessão que está marcada para as 11h00, no Mercado Velho de Tondela.

Depois da assinatura do acordo referente ao projeto “ASAE vai à Escola” seguir-se-á, pelas 11h30, a doação por parte da autoridade de 250 peças de roupa.

Os artigos de vestuário para adulto (100 t-shirts, 100 boxers e 50 pulôveres) serão doados ao Gabinete de Ação Social do município, que depois os entregará à Vários - Cooperativa de Solidariedade Social e à Casa de Acolhimento Residencial Convívio Jovem da Santa Casa da Misericórdia do Vale de Besteiros, duas instituições sociais sediadas no concelho.

Já da parte da tarde decorrerão duas sessões públicas de esclarecimento à comunidade. A primeira inicia-se pelas 14h30, sendo dedicada às “Normas na Restauração Coletiva: IPSS e Cantinas”.

Às 18h30 arranca a sessão “Perguntar à ASAE”, em que serão abordados temas como as regras de acesso e requisitos no exercício das atividades de comércio, serviços e restauração, vendas com redução de preço, a rotulagem, as vendas online e ainda a lei das pequenas quantidades (fornecimento direto).