12 Dez. 2023

Tondela adere ao projeto “ASAE vai à Escola”

Tondela é o segundo município do distrito de Viseu a aderir ao projeto “ASAE vai à Escola” que, entre outros objetivos, visa a melhoria das condições de fornecimento das refeições que são servidas nas cantinas escolares.

O protocolo de adesão a este projeto foi assinado esta terça-feira (12 de dezembro) pela presidente da Câmara de Tondela, Carla Antunes Borges, e pelo inspetor-geral da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), Luís Lourenço. A sessão teve lugar, ao final da manhã, no Mercado Velho.

Com esta parceria, o município pretende reforçar aquele que é um dos seus principais objetivos: promover uma alimentação saudável nas escolas, melhorando a qualidade das refeições servidas, sendo uma mais-valia a participação da ASAE, graças à sua intervenção no domínio da segurança alimentar.

Este acordo visa não só promover a capacitação de técnicos municipais, como sensibilizar a comunidade escolar para matérias relacionadas com a higiene e segurança alimentar e ainda melhorar a qualidade da comida confecionada nas escolas.

“Nós somos o segundo município do distrito a assinar este protocolo e quando a ASAE nos fez a proposta de aderirmos a este projeto acolhemo-lo logo de imediato porque percebemos claramente as virtudes de termos esta colaboração”, afirmou a presidente da Câmara de Tondela, Carla Antunes Borges, salientando que os técnicos da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica irão partilhar conhecimentos e trabalhar com as escolas “os temas da saúde e da higiene alimentar”.

Já o inspetor-geral da ASAE, Luís Lourenço, falou num “momento com um significado grande” para a força policial, destacando que o protocolo agora assinado irá “dotar toda a comunidade escolar de formação e de capacitação”, além de garantir a segurança dos alimentos consumidos pelas crianças e jovens nas escolas.

Durante a cerimónia foi ainda celebrado um auto de doação por parte da ASAE ao serviço de ação social do município de 250 peças de roupa contrafeita, que foram apreendidas em ações de fiscalização, e que agora serão entregues a duas instituições sociais do concelho de Tondela: a Vários - Cooperativa de Solidariedade Social e a Casa de Acolhimento Residencial Convívio Jovem da Santa Casa da Misericórdia do Vale de Besteiros.

Os artigos de vestuário para adulto, 100 t-shirts, 100 boxers e 50 pulôveres, têm os logotipos de várias marcas conhecidas, tendo estes símbolos que ser removidos antes de serem entregues. As empresas deram luz verde a esta doação, assim como o tribunal.

A presidente da autarquia tondelense agradeceu o gesto da ASAE, vincando ainda o trabalho meritório desenvolvido pelas instituições. O inspetor-geral da ASAE disse que esta doação resulta da responsabilidade social da força policial, numa medida que além de ajudar quem mais precisa, também se traduz numa nova vida que é dada aos produtos apreendidos.

Luís Lourenço agradeceu ainda o “esforço grande” de colaboração da presidente da Câmara para a ASAE permanecer em Tondela, assegurando ao mesmo tempo que a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica tem “todo o interesse em manter-se nesta cidade”, que descreveu como “belíssima”.

A ASAE está em Tondela há seis anos, ocupando agora as instalações em frente à Câmara Municipal. Em estudo está a possibilidade de a autoridade passar a ocupar no futuro as antigas instalações do Registo Civil, no edifício do tribunal de Tondela. A autarquia já lançou um repto nesse sentido, aguardando ainda uma resposta da tutela.