14 Dez. 2023

Obras de requalificação e ampliação do Cemitério de Tondela inauguradas no domingo

As obras de requalificação e ampliação do Cemitério Municipal de Tondela vão ser inauguradas no domingo (17 de dezembro), pelas 14h30.

A empreitada representou um investimento de perto de 507 mil euros, um montante suportado unicamente por fundos do município.

A intervenção passou pelo alargamento do cemitério existente, uma vez que a sua capacidade se encontrava esgotada. Esta era de resto uma obra há muito reclamada pelos habitantes de Tondela.

O Cemitério Municipal tem agora uma área de 8.942 metros quadrados, quase o dobro do espaço que existia anteriormente.

As obras incluíram também a criação de novas formas de sepultamento. O cemitério tem agora lugar para mais 308 sepulturas, 116 ossários, 102 columbários e oito jazigos.

No espaço nasceu ainda um Jardim da Memória, uma zona exterior ajardinada destinada à colocação de urnas com as cinzas dos entes queridos e onde os familiares poderão prestar homenagem aos mesmos. Esta nova área poderá albergar até 120 urnas.

Além da ampliação, foram igualmente executados trabalhos de reabilitação do cemitério, nomeadamente da capela, que beneficiou de uma intervenção no interior e no exterior.

As casas de banho foram transformadas num edifício de apoio aos funcionários municipais, tendo sido ainda edificadas novas instalações sanitárias. Os espaços verdes e os passeios também foram intervencionados, assim como os muros delimitadores.

As obras de requalificação e ampliação do Cemitério Municipal de Tondela iniciaram-se a 1 de março e decorreram durante 270 dias.