17 Jan. 2024

Janeiro Cultural regressou para celebrar os 50 anos do 25 de Abril

A 5ª edição do “Janeiro Cultural” arrancou na manhã desta quarta-feira (17 de janeiro) no Auditório Municipal de Tondela e com casa cheia. Este ano o evento é centrado nas celebrações dos 50 anos do 25 de Abril.

A iniciativa é promovida pelo município e pela Rede de Bibliotecas de Tondela com o objetivo de ampliar a cultura e o conhecimento do público escolar, em particular dos alunos do 9º ao 12º anos de escolaridade.

“Tondela é um concelho que prima por ter uma atenção especial com os jovens e queremos continuar a apostar no desenvolvimento das camadas mais jovens do nosso concelho”, afirmou, na abertura do evento, a presidente da Câmara Municipal, Carla Antunes Borges.

“Sabemos que o conhecimento é fundamental para nos tornarmos cidadãos plenos e daí a importância destas jornadas”, salientou a autarca, fazendo votos para que os jovens do concelho “aproveitem ao máximo” os temas que serão trabalhados e falados durante a iniciativa.

A presidente da autarquia destacou ainda a importância do 25 de Abril, que trouxe a liberdade ao país e que permitiu que hoje se realizem iniciativas como o “Janeiro Cultural”.

O programa do evento inclui palestras, conferências, debates, um espetáculo de teatro e workshops de cinema.

As atividades iniciaram-se na manhã desta quarta-feira com palestra “Liberdade e os direitos humanos” que teve como orador o jornalista Joaquim Furtado que, entre outras palavras proferidas, defendeu que “a liberdade e os direitos humanos estão interligados e que o jornalismo está ligado a todas estas coisas”.

O “Janeiro Cultural” prossegue na sexta-feira (dia 19) com a palestra “A educação na revolução” pelo professor universitário Joaquim Pintassilgo, que também decorrerá no Auditório Municipal.

Já na próxima segunda-feira (dia 22) realizar-se-á no Auditório 1 da ACERT, a conferência/debate “A escola antes de abril, escola de hoje e a escola do futuro”, que terá como oradores José Pacheco, da Escola da Ponte, José Carlos Magalhães Loureiro, da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo, e de António Rochette, da Universidade de Coimbra.

No início da próxima semana (dias 22, 23 e 24) a companhia Gambozinos e Peobardos apresentará, no Auditório 2 da ACERT, o espetáculo de teatro “O dia depois de amanhã”.

No dia 26 (sexta-feira), pelas 21h00, no Auditório 2 da ACERT, acontecerá a conferência\debate “Democracia: que futuro?” pelo historiador, comentador e antigo político Pacheco Pereira. Esta iniciativa é aberta a toda a comunidade.

No âmbito do “Janeiro Cultural” estão ainda a decorrer na Biblioteca da Escola Secundária de Tondela, workshops de cinema “Celebrar abril. Um poema. Um filme”, numa ação promovida pelo Cineclube de Viseu e pelo BAP – Animation Studio.