19 Jan. 2024

Tondela participa no 1º Congresso Nacional e Mostra de Cidades e Vilas de Cerâmica

O concelho de Tondela vai estar representado no primeiro Congresso Nacional e Mostra de Cidades e Vilas de Cerâmica, que tem lugar esta sexta-feira e no sábado (19 e 20 de janeiro), em Aveiro. A organização está a cargo da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas da Cerâmica (AptCVC).

Na iniciativa, que vai decorrer no Centro de Congressos da cidade aveirense, o Município de Tondela vai apresentar a Soenga, o método ancestral de cozedura do Barro Negro de Molelos e uma das suas principais imagens de marca.

A Soenga será reconstituída através da utilização de materiais naturais, sendo complementada por peças que foram cozidas no processo em causa e que estarão expostas de maneira a que se tenha a perceção do “Desenfornar da Soenga” e da forma como as peças de louça preta ganham essa cor característica.

Em pano de fundo, na mostra, estará exposta uma tela de grandes dimensões com uma imagem da preparação da Soenga, sendo ainda divulgadas as datas de realização do evento em 2024. A iniciativa, que recupera esta tradição secular, irá acontecer a 18 e 19 de maio, no Parque das Raposeiras, em Molelos.

Mais do que expor peças de barro negro dos nossos oleiros, com esta participação no Congresso Nacional e Mostra de Cidades e Vilas de Cerâmica a Câmara Municipal deseja aproveitar esta oportunidade de grande relevância e abrangência para apresentar a Soenga enquanto manifestação identitária da produção de louça preta de Molelos.

Além de mostrar a Soenga e o barro negro no stand expositivo, no evento participarão a presidente da Câmara, Carla Antunes Borges, e o vice-presidente e vereador da cultura, João Carlos Figueiredo.

Ao início da tarde o responsável pela pasta da cultura no executivo participará na iniciativa “Quem é Quem no Portugal Cerâmico”, apresentando Molelos como importante e a principal comunidade oleira negra do país. Já ao final da tarde a presidente da autarquia marcará presença na “1.ª Cimeira de Presidentes de Câmara da AptCVC.

Tondela é um dos municípios fundadores desta organização, que foi criada em 2018. A AptCVC tem como missão promover e incentivar o desenvolvimento económico, turístico e patrimonial dos territórios com larga expressão de cerâmica, contribuindo para o reforço da identidade cultural e preservação da memória coletiva.