24 Jan. 2024

Melhores árvores de Natal e presépios premiados

Os prémios relativos ao concurso “Reciclar e Enfeitar para Tondela Embelezar” foram entregues ao final da manhã desta terça-feira (23 de janeiro), numa sessão que teve lugar no salão dos paços do concelho e em que participaram a presidente da Câmara, Carla Antunes Borges, e os vereadores João Carlos Figueiredo, Vera Machado, Francisco Fonseca e Francisco Coutinho.

Na categoria de árvores de Natal o primeiro lugar foi atribuído à Escola Básica (EB) de Canas de Santa Maria (350 euros), o segundo foi para o 3º A da EB de Tondela (300 euros) e o terceiro para o Centro Social e Paroquial de Santiago de Besteiros (250 euros). A esta vertente concorrem 39 instituições.

Já na classe relativa aos presépios, na primeira posição ficou o Jardim de Infância de Tonda (350 euros), na segunda a Sociedade Filarmónica Tondelense (300 euros) e no terceiro posto ficou o Centro Paroquial de Canas de Santa Maria (250 euros).  Nesta categoria apresentaram-se a concurso 40 entidades.

Aos participantes que não ficaram classificados nos três primeiros lugares serão entregues prémios de participação no valor de 150 euros. No total, o município investiu nesta iniciativa cerca de 15 mil euros.

No encerramento da cerimónia, a presidente da Câmara, Carla Antunes Borges, agradeceu a participação de todos os concorrentes, dos alunos das escolas, aos idosos que frequentam instituições sociais do concelho, passando pelos professores e dirigentes associativos.

“Reforçar a importância desta participação e o objetivo deste concurso que mais do que falar sobre reciclagem fala sobre a reutilização de materiais que nós utilizamos no nosso dia a dia. Dármos novas vidas aquilo que utilizamos é fundamental para o ambiente, mas também em termos sociais”, defendeu.

A autarca vincou depois que este projeto, que se realiza há 11 anos, tem uma mensagem educativa e ambiental muito forte que tem passado para as várias gerações, afirmando-se como uma atividade intergeracional.

As árvores de Natal e presépios estiveram patentes ao público entre os dias 11 de dezembro de 2023 e 4 de janeiro de 2024 em rotundas e espaços verdes das diferentes freguesias do concelho e no Parque Urbano de Tondela.

Esta foi a 11ª edição do concurso “Reciclar e Enfeitar para Tondela Embelezar”, numa iniciativa promovida pela autarquia com vista à promoção de boas práticas ecológicas e ambientais no meio escolar e associativo, bem como a deixar o concelho mais colorido e risonho durante a quadra natalícia.

A iniciativa tem registado de ano para ano um aumento do número de participantes e trabalhos cada vez mais originais. Também por isso a tarefa do júri tem se revelado mais difícil.

Além do valor artístico das obras, os jurados tiveram em linha de conta outros critérios como os materiais utilizados, o local onde os presépios e árvores foram instalados, assim como a criatividade e a originalidade dos trabalhos submetidos.

O concurso esteve aberto aos alunos de todas as escolas do concelho, aos agrupamentos de escuteiros, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e a todo o movimento associativo concelhio.