29 Jan. 2024

Ação de formação “Desafios na perturbação do espectro do autismo - estratégias para a inclusão em ambiente educativo” muito participada

Cento e cinquenta pessoas assistiram no último sábado (27 de janeiro) à ação de formação “Desafios na perturbação do espectro do autismo - estratégias para a inclusão em ambiente educativo”, promovida pela Câmara de Tondela, em parceria com o projeto “Famílias Incríveis”.

A iniciativa que esteve dividida em duas sessões, uma realizada na parte da manhã e outra durante a tarde, decorreu no Auditório Municipal.

Na abertura dos trabalhos, a presidente da autarquia, Carla Antunes Borges, defendeu que este tipo de ação “é extremamente importante” para a Câmara e para a comunidade, sobretudo para a educativa.

“Esta é uma ação de formação que nós entendemos ser fundamental. Há muito a Câmara Municipal de Tondela está atenta às problemáticas psicossociais, principalmente no seio escolar, tendo implementado ao longo dos anos programas de intervenção, em parceria com os agrupamentos de escolas, mas também em articulação com o Centro Hospitalar Tondela Viseu e o Hospital Pediátrico de Coimbra”, disse, referindo-se em particular ao projeto “Famílias Incríveis”, que tem feito um acompanhado de várias patologias, como o autismo.

Recordando “que o conhecimento mais aprofundado de cada uma das problemáticas é fundamental na sua prevenção”, Carla Antunes Borges acrescentou que “o município há muito aposta na formação e na capacitação dos agentes interventivos”, cumprindo também a lei nº 54 de 2018 que “estabelece o regime jurídico para a educação inclusiva”, que permite acolher nas escolas “todas as crianças e jovens, independentemente da existência de um diagnóstico clínico”,  contribuindo assim para “a concretização de um projeto de vida pleno”.

“É no cumprimento deste desígnio que foi programada esta ação de formação para assistentes operacionais que estão nas escolas do concelho de Tondela. A escolha do tema prende-se com o facto de sabermos que o número de situações de crianças e jovens com perturbações do espectro do autismo tem aumento no concelho de uma forma considerável e, por isso, é importante repensarmos metodologias de trabalho, práticas de atuação junto de todos os profissionais, mas com uma especial atenção para os assistentes operacionais, que diariamente lidam com estas crianças e jovens”, justificou, afirmando, que na sua opinião, estes profissionais têm um papel fundamental “não só no acompanhamento que fazem no dia a dia, mas também na deteção precoce da patologia”.

A ação de formação teve como formadoras a pediatra de neurodesenvolvimento Alexandra Oliveira e a psicóloga Cátia Café, duas profissionais do Hospital Pediátrico de Coimbra.

Os participantes foram sensibilizados e dotados de conhecimentos com vista a melhorar a interação com as crianças e os jovens diagnosticados com perturbação do espectro do autismo.

No futuro, o Município de Tondela pretende promover uma nova ação de formação dedicada a esta temática, mas desta vez dirigida a técnicos superiores e professores.