30 Jan. 2024

Bombeiros Voluntários do Vale de Besteiros celebraram 46º aniversário

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Vale de Besteiros assinalou no último sábado (27 de janeiro) o seu 46º aniversário. Esta data festiva foi celebrada com várias atividades em que participaram a presidente da Câmara, Carla Antunes Borges, e o vice-presidente e vereador com o pelouro da proteção civil, João Carlos Figueiredo.

Na sessão solene a presidente da autarquia felicitou “a mui nobre associação” por mais este aniversário, mas também os seus bombeiros e dirigentes.

“Neste momento tão elevado quero destacar e deixar uma palavra de agradecimento aos bombeiros desta corporação pela sua dedicação e trabalho desenvolvido na defesa das nossas populações. São homens e mulheres que de forma voluntária e abnegada defendem os nossos cidadãos, o nosso território nas mais variadas situações, fazendo por cumprir sempre o seu lema: vida por vida”, referiu.

Lembrando as exigências que os corpos de bombeiros enfrentam atualmente, dando como exemplo “os sucessivos aumentos de custos e a necessidade constante de formação dos agentes”, Carla Antunes Borges garantiu que o município de Tondela está atento aos desafios e às necessidades que estas instituições enfrentam, sendo prova disso os apoios atribuídos anualmente às associações humanitárias do concelho.

Com a ajuda da autarquia estão em funcionamento nos Bombeiros Voluntários do Vale de Besteiros duas Equipas de Intervenção Permanente (EIP), que representam um investimento camarário anual de 70 mil euros.

A este apoio há ainda que somar os benefícios sociais atribuídos aos bombeiros do concelho e que no último ano chegaram a mais de duas dezenas de operacionais desta corporação.

A autarca aproveitou a oportunidade para apontar o dedo ao Estado por não cumprir com as suas obrigações, estando em dívida para com a corporação com pagamentos com mais de um ano referentes ao transporte de doentes. Não admitindo a situação, a presidente da Câmara de Tondela comprometeu-se a continuar ao lado dos bombeiros na defesa dos seus interesses.

Na sessão solene de aniversário dos bombeiros, a presidente da autarquia revelou também que o executivo continua a trabalhar no processo de criação de dois locais no concelho para os helicópteros do INEM e da proteção civil poderem aterrar em caso de emergência, estando “muito empenhado” em receber autorização da Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Além da cerimónia oficial, o programa do aniversário dos 46 anos da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Vale de Besteiros incluiu uma romagem aos cemitérios, um simulacro de incêndio urbano, uma missa solene na capela de Nossa Senhora do Campo e a bênção de uma ambulância oferecida pelos Bombeiros de Tondela.