28 Fev. 2024

Tondela quer construções de pedra seca do Caramulo na lista de património imaterial da humanidade

O Município de Tondela ambiciona ver integradas as construções de pedra seca da Serra do Caramulo na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO.

A revelação foi feita pelo vice-presidente da Câmara e vereador com o pelouro da Cultura, João Carlos Figueiredo, no último sábado (24 de fevereiro) à tarde, na apresentação do projeto “Construções de Pedra Seca da Serra do Caramulo e sua inserção no Inventário Nacional de Património Imaterial (INPCI)”, que teve lugar no CEISCaramulo - Centro de Estudos e Interpretação da Serra do Caramulo. A sessão contou com a participação de dezenas de pessoas.

O autarca explicou que a apresentação desta candidatura e a sua inclusão no INPCI constitui o primeiro passo para esta arte ser depois incluída na lista de construções de pedra seca que foi classificada pela UNESCO em 2018.

Na altura, a candidatura da “Arte de construções de pedra seca, conhecimentos e técnicas” à Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade juntou o Chipre, Croácia, Eslovênia, Espanha, França, Grécia, Itália e Suíça.

Uma vez que este bem já faz parte dessa lista, a ideia do município passa por requerer junto destes oito países, após a aprovação nacional e da UNESCO, a inclusão das construções de pedra seca do Caramulo neste consórcio europeu.

Com esse objetivo em mente, a autarquia propõe-se a organizar um Congresso Internacional sobre “Arte de construções de pedra seca, conhecimentos e técnicas” para o qual convidará cada um dos países que integram o consórcio europeu.

A Câmara Municipal compromete-se ainda a desenvolver um plano estratégico de promoção e valorização do território que cruze o património natural, com o material, o imaterial e o humano e que se constitui como uma salvaguarda desta importante atividade.

As construções de seca estão ainda muito presentes na paisagem da Serra do Caramulo. Quer enquanto muros que delimitam pequenas parcelas agrícolas, quer nas construções de palheiros e espigueiros existentes no espaço rural ou em aglomerados habitacionais nos centros das aldeias, quer no modo como o Homem domou os cursos de água, erguendo caleiros e levadas. Estas estruturas são uma marca identitária do território.

Além da pedra seca, cujo processo de preparação da candidatura teve agora início, o Município de Tondela aguarda os resultados de outras duas candidaturas já efetuadas ao INPCI, nomeadamente da Festa das Cruzes, no Guardão, e do processo de fabrico do Barro Negro de Molelos.